Gramado é um lugar tranquilo e charmoso na serra gaúcha. No final do ano, ganha um charme a mais com os desfiles preparados para o Natal que se estendem até janeiro. É uma excelente opção de destino para viajar com crianças o ano inteiro.

A cidade fica a 120 km de Porto Alegre, numa região cercada de vales e flores. Sua arquitetura colonial alemã traz um pedacinho da Europa para o Brasil. Esse clima diferente faz do Natal de Gramado um dos mais famosos do país e oferece espetáculos inesquecíveis de luzes e sons, encantando toda a família.

Confira abaixo 10 dicas sobre o que fazer em Gramado:

  1. Show de Acendimento das Luzes: assista ao espetáculo acendimento das luzes, um dos mais esperados em se tratando de Gramado para crianças. Essa cerimônia que antecede a programação de espetáculos acontece todas as noites do Natal Luz em frente ao Palácio dos Festivais.
  2. Cafés coloniais: Entre um espetáculo e outro, que tal curtir a gastronomia de Gramado, uma mistura das receitas tradicionais das cozinhas italiana, alemã e suíça. Os cafés coloniais, por exemplo, são servidos em diversos locais e de tão fartos, podem ser saboreados até como opção de almoço ou jantar. Não deixe de conferir também as diversas chocolatarias espalhadas pela cidade!
  3. Parque Snowland: Que tal embarcar numa aventura gelada? Esse parque oferece pista de patinação de gelo e recria montanhas de neve com pista para snowboard e ski a uma temperatura de – 4ºC. Apesar dos inevitáveis tombos é um passeio sensacional! O parque temático de inverno fica no Bairro Carazal.
  4. Lago negro: cercado de muita natureza, o lago é um lugar magnífico para passear de pedalinhos. É praticamente obrigatório esse passeio em Gramado. Além dos pedalinhos, o lago artificial conta com bar, restaurante e loja de conveniências. Fica no Bairro Planalto.
  5. Aldeia do Papai Noel: é um parque que tem diversas atrações, entre elas, a fábrica de brinquedos do Papai Noel. Seguindo por trilhas, encontra-se a casinha do Papai Noel, uma construção antiga e já patrimônio histórico da cidade. O parque ainda conta com renas selvagens de verdade. Certamente, uma das melhores opções de ir a Gramado com crianças. Elas vão adorar pegar uma carona no trenó do Papai Noel.
  6. Espetáculo Eu sou Maria: Um dos espetáculos mais emocionantes do Natal Luz de Gramado é o Eu sou Maria. Cerca de 8 mil pessoas assistem a centenas de atores e cantores no palco sob o Lago Joaquina Rita Bier com show pirotécnico.
  7. Grande Desfile de Natal: A tradicional parada de Natal é um dos espetáculos mais aguardados de Gramado. A cidade tem 34 mil habitantes, mas durante os 80 dias do Natal Luz, recebe uma multidão do Brasil e de outros países também. O Grande Desfile percorre 270 metros encantando adultos e crianças com os símbolos natalinos no cortejo da maior festa cristã.
  8. Natal pelo Mundo: Outro espetáculo imperdível que conta a história de Sofia, uma garotinha que costuma visitar a Fantástica Fábrica de Natal e que se permite revisitar à sua infância mesmo 30 anos depois.
  9. Mini Mundo: é um parque em miniatura com réplicas de construções da Alemanha e Suíça, além de castelos europeus com riqueza de detalhes. Destaque para as miniaturas do Aeroporto de Bariloche, Cordilheira dos Andes e as igrejas de Ouro Preto e São João Del Rey de Minas Gerais. As crianças vão se sentir gigantes!
  10. Gramado Zoo: possui cerca de 1,5 mil animais numa área de 200 mil metros quadrados. No lugar de jaulas, vidros blindados fazem a cerca dos habitats dos animais. Apresenta espécies somente da fauna brasileira, como onça-pintada, lobo-guará, tamanduá-bandeira e arara-azul. Fica no bairro Várzea Grande.

Além dessas dicas, é possível ainda dar uma esticada até Canela que fica a 15 minutos de Gramado. Lá também tem muitas atrações para toda a família. A dica é conhecer o Alpen Park, um parque de diversões completo, com brinquedos, arvorismo, tirolesa, cinema 4D e muito mais.

Onde se hospedar em Gramado

Para curtir todos esses momentos da sua viagem para Gramado, nada melhor que repousar num hotel com boas opções de quartos para famílias. A cidade oferece diversas opções de hospedagem, mas vale a pena comparar os hotéis que oferecem melhor custo-benefício.

Hotel em Gramado tem muitos, mas o Zermatt Hotel é a melhor opção para quem busca hotel barato em Gramado com excelentes acomodações para toda a família.

Aqui no Zermatt Hotel temos opções de quartos duplos para acomodar tranquilamente famílias maiores em aconchegantes quartos com lareira ou varanda.

Os quartos do Zermatt são bastante amplos e possuem ventiladores de teto e Wi-Fi gratuito, TVs com tela plana e frigobares. Os quartos de categoria mais alta incluem áreas de estar.

2

Situado em uma rua arborizada, este hotel em estilo bávaro fica a 15 minutos a pé do Lago Joaquina Rita Bier e a 2,3 km do centro de Gramado, próximo das principais atrações turísticas da cidade.

O Zermatt fica no bairro Bavária, um dos mais tradicionais da cidade, com muitas casas em estilo alemão e corredores inteiros de árvores, formando uma beleza única em cada estação. Seja no inverno ou no verão, a paisagem natural é sempre exuberante!

As casas e propriedades particulares também são extremamente floridas, sendo mais um espetáculo a parte, principalmente na primavera. É um dos bairros mais charmosos da cidade, por isso, não deixe de conhecer!

O buffet de café da manhã é cortesia e servido em mesas individuais na sala de jantar. Há também uma sala de jogos e um lounge com lareira. O estacionamento é gratuito para os hóspedes.

Além da localização, o café da manhã com itens caseiros da Serra Gaúcha e o atendimento são sempre elogiados! O Zematt oferece ainda serviço de informações turísticas, inclusive com venda de ingressos, tudo para deixar a sua estadia ainda mais agradável e satisfatória.

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.