Certamente, você já viajou para uma cidade e quis ficar lá para sempre, não é mesmo? Assim é Gramado. Isso acontece porque é uma cidade muito tranquila e charmosa. Além disso, possui atrações que nenhum outro lugar do Brasil tem, como o Festival de Cinema e o Natal Luz. Quem se aventura a conhecer Gramado, sempre quer voltar.

A cidade mais visitada da serra gaúcha é cercada de vales e flores – destaque para as apaixonantes hortênsias – e fica bem perto da capital Porto Alegre, apenas 120 km de distância. O visitante pode curtir passeios em Gramado e Canela, cidade vizinha.

Gramado possui cerca de 35 mil habitantes que vivem em uma localidade segura, com ruas limpas. Seus moradores recebem os visitantes com muita cordialidade. Por isso, quem visita uma vez, quer morar em Gramado. Mesmo que não seja para fixar residência, que tal passear lá sempre?

Abaixo, listamos 10 motivos para você visitar sempre e, quem sabe, até morar lá. Saiba mais o que fazer em Gramado:

Natal Luz: São 80 dias de espetáculos, desfiles e diversas atrações natalinas pelas ruas de Gramado. A cidade tem 34 mil habitantes, mas durante evento de fim de ano, recebe uma multidão do Brasil e de outros países também. Um dos espetáculos mais emocionantes do Natal Luz de Gramado acontecem no Lago Joaquina Rita Bier com show pirotécnico, cerca de 8 mil pessoas assistem a centenas de atores e cantores no palco.

Gastronomia: é uma mistura das receitas tradicionais das cozinhas italiana, alemã e suíça. Os cafés coloniais, por exemplo, são servidos em diversos locais e de tão fartos, podem ser saboreados até como opção de almoço ou jantar. Não deixe de conferir também as diversas chocolaterias espalhadas pela cidade!

chocolate de gramado

Parques: Mini Mundo é um parque em miniatura situado no jardim do Hotel Ritta Höppner que traz réplicas de construções da Alemanha e Suiça, além de castelos europeus com riqueza de detalhes. Que tal embarcar numa aventura gelada? O Snowland oferece pista de patinação de gelo e recria montanhas de neve com pista para snowboard e ski a uma temperatura de – 4ºC. Apesar dos inevitáveis tombos é um passeio sensacional! O parque temático de inverno fica no Bairro Carazal.

Lago Negro: cercado de muita natureza, o lago é um lugar magnífico para passear de pedalinhos. É praticamente obrigatório esse passeio em Gramado. Além dos pedalinhos, o lago artificial conta com bar, restaurante e loja de conveniências. Fica no Bairro Planalto.

Lago Negro Gramado

Aldeia do Papai Noel: é um parque temático que tem diversas atrações, entre elas, a fábrica de brinquedos do Papai Noel. Seguindo por trilhas, encontra-se a casinha do Papai Noel, uma construção antiga e já patrimônio histórico da cidade. O parque ainda conta com renas selvagens de verdade e um monorail.

Arquitetura: As casas de Gramado possuem arquitetura estilo bavário, cercadas com corredores inteiros de árvores, formando uma beleza única em cada estação. As residências também são extremamente floridas, sendo mais um espetáculo a parte, principalmente na primavera. É como se você estivesse num pedacinho da Europa, só que no Brasil.

Canela: é possível ainda dar uma esticada até Canela, cidade que fica a 15 minutos de Gramado. Lá também tem muitas atrações turísticas. Além da natureza exuberante e o charme europeu das construções, conta com museus e parques temáticos para o lazer de toda a família. Uma dica é conhecer o Alpen Park, um parque de diversões completo, com brinquedos, arvorismo, tirolesa, cinema 4D e muito mais. Não deixe de conhecer também a Cascata do Caracol, que pode ser vista a partir do Parque Estadual do Caracol ou dos Bondinhos Aéreos.

Cascata do Caracol Bondinhos Aéreos

Festival de Cinema: O Festival de Cinema de Gramado é realizado anualmente no mês de agosto e recebe celebridades do cinema de todo o Brasil e do Exterior. Os melhores filmes são premiados com o Kikito, estatueta que representa o “Deus da Alegria”. A premiação inclui produções brasileiras e latinas também. A cerimônia, a exemplo do Oscar, possui todo o glamour que envolve a sétima arte.

Festival de Cinema de Gramado

Museus: O Museu de Cera Dreamland é o primeiro museu de cera da América Latina e possui mais de 60 astros do cinema, além de celebridades da política e cultura esculpidas em tamanho real. Fica na Avenida das Hortênsias. Já o Hollywood Dream Cars encanta os aficionados por carros antigos, carros esportivos e motos estilo Harley Davidson, com a exposição de verdadeiras preciosidades motorizadas.

Museu de Cera Gramado

Gramado Zoo: possui cerca de 1,5 mil animais numa área de 200 mil metros quadrados. No lugar de jaulas, vidros blindados fazem a cerca dos habitats dos animais. Apresenta espécies somente da fauna brasileira, como onça-pintada, lobo-guará, tamanduá-bandeira e arara-azul. Fica no bairro Várzea Grande.

Onde se hospedar em Gramado

Para curtir todos esses passeios em Gramado e Canela, nada melhor que repousar num hotel com boas opções de quartos para famílias. A cidade oferece diversas opções de hospedagem, mas vale a pena comparar os hotéis que oferecem melhor custo-benefício.

Hotel em Gramado é o Zermatt Hotel, a melhor opção para quem busca hotel com excelentes acomodações para toda a família com diárias que cabem no seu bolso.

No Zermatt Hotel existem opções de quartos duplos para acomodar tranquilamente famílias maiores em aconchegantes quartos com lareira ou varanda.

Os quartos do Zermatt são bastante amplos e possuem ventiladores de teto e Wi-Fi gratuito, TVs com tela plana e frigobares. Os quartos de categoria mais alta incluem áreas de estar.

Situado em uma rua arborizada, este hotel em estilo bávaro fica a 15 minutos a pé do Lago Joaquina Rita Bier e a 10 minutos a pé do centro de Gramado, próximo das principais atrações turísticas da cidade.

O buffet de café da manhã é cortesia e servido em mesas individuais na sala de jantar. Há também uma sala de jogos e um lounge com lareira. O estacionamento é gratuito para os hóspedes.

Além da localização, o café da manhã com itens caseiros da Serra Gaúcha e o atendimento são sempre elogiados! O Zematt oferece ainda serviço de informações turísticas, inclusive com venda de ingressos, tudo para deixar a sua estadia ainda mais agradável e satisfatória. Vem conhecer Gramado com o Zermatt!

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.