Não faz muito tempo, viajar para Gramado ou para qualquer cidade da Serra Gaúcha era sinônimo de curtir o inverno e o frio. Esse paradigma mudou completamente, pois, as cidades perceberam que havia potencial para atrair turistas durante o ano todo.

As atrações turísticas são muito diversificadas e preparadas para atender aos públicos mais variados: casais em lua de mel, famílias com crianças e também o público da melhor idade.

O fluxo de pessoas exigiu do comércio local e dos serviços de hotelaria um aperfeiçoamento, o que garante um excelente atendimento e padrão de hospitalidade.

Com diversos museus, parque temáticos, parques de diversão, roteiros gastronômicos, trilhas ecológicas e muitas atrações culturais e artísticas, a Serra Gaúcha tornou-se hoje um verdadeiro polo turístico, seja para quem vai passar as férias ou para aqueles que apenas desejam dar uma renovada nas energias, dando aquela escapadinha no final de semana ou feriado prolongado.

Selecionamos algumas dicas imperdíveis para curtir Gramado e as cidades da Serra Gaúcha. A melhor época para conhecer Gramado e região é hoje!

 

Dica 1- Neve

Quem esperava invernos mais rigorosos, torcendo para que nevasse um pouquinho na Serra Gaúcha, hoje pode curtir a neve até no verão, bastando visitar o parque temático Snowland. A diversão, já que o parque é indoor, está garantida, não importa quão frio ou quente esteja no lado de fora.

O parque conta com neve de verdade e ambiente climatizado, sempre abaixo de zero grau. Lá é possível praticar esportes de inverno, como esqui e snowboard ou se divertir deslizando pela montanha gelada através de uma boia gigante.

Com opções de brinquedos eletrônicos, cinema 4D, playgrounds e área kids, além de apresentações artísticas de patinação no gelo, o parque garante diversão a todos, não importa a idade.

Quem visita o parque, o mais gelado do Brasil, garante que foi à Gramado e conheceu neve de verdade. Essa é uma das principais e mais divertidas atrações da cidade.

 

Dica 2- Natal

Os turistas que, ao invés do frio, subiam a serra para aproveitar o prestigiado e iluminado natal de Gramado, podem também curtir as festas natalinas a partir de outubro, pois é quando começa o Natal Luz, maior evento natalino do país, e termina apenas em janeiro. Dá tempo de sobra para  evitar os dias mais próximos ao Natal, que costumam ficar lotados e mais concorridos.

Durante o Natal Luz, a cidade fica toda iluminada e decorada, com muitas atividades artísticas e culturais. Alguns espetáculos são repetidos semanalmente durante os 3 meses, possibilitando que mais gente possa assistir e registrar esses momentos inesquecíveis.

A cidade respira o Natal, mas se a ideia é conhecer Papai Noel em qualquer época do ano, a dica é visitar a Aldeia do Papai Noel, um parque temático voltado para o natal- o único do Brasil- que funciona o ano todo.

 

Dica 3- Museus

Entre as melhores dicas de Gramado e Canela está a de conhecer os museus. As cidades são repletas deles. Uma ampla variedade de museus, com temas que agradam crianças e adultos. Alguns são mais voltados para o público feminino e outros são interessantes para toda a família. Certamente um deles irá agradar.

No Museu de Cera Dreamland, o turista pode contemplar as esculturas e réplicas realistas de celebridades e personagens famosos do mundo todo. No local é permitido fotografar, o que garante ótimas recordações.

Há o Museu do AutomóvelHollywood Dream Cars– para os admiradores de carros antigos e do cinema e o Harley Davidson Motor Show para os amantes das duas rodas.

Em Canela, é possível conhecer o primeiro Museu dos Beatles do Brasil. Para quem gosta da banda é uma visita quase obrigatória.

Há ainda o Museu Medieval Castelo Saint George em Gramado, ideal para quem gosta de História. Já no Mundo a Vapor é possível aprender e contemplar máquinas a vapor e réplicas de miniaturas de máquinas. Ainda no campo da ciência e cultura existe também o Geo Museu em Gramado.

As opções não param por aí. As mulheres podem conhecer o Museu da Moda em Canela ou o Museu do Perfume em Gramado. Se preferir, pode aproveitar para ir ao Museu do Festival de Cinema de Gramado.

Existem ainda muitos outros museus. Uma dica valiosa e enriquecedora da cultura, onde é possível fazer passeios enquanto se adquire conhecimento.

 

Dica 4 – Turismo Rural

Viajar pelos vales e região produtora de uvas e vinhos da Serra Gaúcha é descrito por muitos como uma viagem pela Itália. A beleza natural das colinas e plantações é um presente aos olhos. O público adulto e da maioridade é o que mais se diverte nesses passeios.

Algumas agências trabalham com roteiro para Gramado e cidades da Serra, incluindo algumas paradas em lugares específicos. A proximidade entre os municípios permite que esses passeios sejam feitos em apenas um dia.

Consideramos o turismo rural como uma dica imperdível, pois, além de culturalmente enriquecedor, permite uma experiência gastronômica fantástica e inesquecível. Muitos roteiros turísticos contam com paradas para visitar produtores de vinhos e espumantes, fazendas que produzem comidas coloniais como queijos, embutidos, cucas, entre outras comidas artesanais.

Cada parada é uma surpresa e um mergulho nas tradições gaúchas e de herança europeia. Algumas fazendas produzem as tradicionais ervas mate, matéria prima do chimarrão, a inseparável bebida dos gaúchos.

Dá até para fazer um tour com a charmosa Maria Fumaça. O passeio pelo trem conhecido como “Trem do Vinho” parte de Gramado com destino a estação ferroviária. No trajeto de 23 Km, o trem passa pelas cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

 

Hotel em Gramado

Há muito o que fazer em Canela, Gramado ou Serra Gaúcha. Se você vai adquirir um pacote para Gramado, ficar em um bom hotel é primordial. A cidade oferece diversas opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos!

Para relaxar, que tal se hospedar no Hotel Zermatt?  O centro de Gramado está localizado a 800 m da pousada, e atrações famosas, como o Pórtico Via Nova Petrópolis, fica apenas a 300 m da propriedade. Além disso, a Estação Rodoviária de Gramado está situada a 1,5 km do local.

Todos os quartos do Hotel Zermatt são equipados com aquecimento, TV e frigobar, sendo alguns com TV LCD e área de estar. Os quartos são bem iluminados e decorados, e incluem roupas de cama e de banho. Oferece buffet de café da manhã, acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) e serviço de quarto. Além de estacionamento gratuito.

O café da manhã, inclusive, é um dos itens mais bem avaliados pelos hóspedes, pela variedade e qualidade dos produtos com sabor bem caseiro da Serra Gaúcha. O hotel Zermatt está localizado em um dos bairros nobres de Gramado, cercado de vegetação nativa. Ideal para caminhadas ao ar livre.

Você vai simplesmente adorar se hospedar nesse hotel com melhor custo benefício da cidade. Um lugar confortável e tranquilo para relaxar durante o Outono ou em qualquer época do ano.

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.