A Serra Gaúcha é sem dúvida uma das regiões turísticas mais bonitas do Brasil. Nenhum destino brasileiro é tão adaptado e preparado para receber os visitantes na estação mais gelada do ano quanto a Serra Gaúcha. As estruturas turísticas das cidades atendem a todas as demandas de lazer, gastronomia e hospitalidade.

Outro fato determinante e que tem levado cada vez mais pessoas a conhecerem a região é a garantia de que o frio vai de fato estar presente. O clima temperado do sul sinaliza que as estações do ano sejam definidas, podendo ocorrer inclusive precipitações de neve durante o inverno.

Existem muitos motivos para conhecer a região. A escolha pelo melhor programa a se fazer por lá não é tarefa fácil. Por isso, iremos ajudar você a elaborar seu roteiro de viagem, elencando as 5 razões para conhecer a Serra Gaúcha:

1) Parques Temáticos

As cidades de Gramado e Canela são repletas de parques temáticos. São opções que prometem agradar a todos os públicos, dos aventureiros aos românticos. Com atrações que podem ser apreciadas por todos os públicos, sejam famílias com crianças ou pessoas da melhor idade, as visitas aos parques são indispensáveis.

Aos que curtem adrenalina é indicado conhecer o parque Snowland.  O parque indoor funciona o ano todo e conta com a presença de neve verdadeira, além de muitas atrações como snowboard, esqui, jogos eletrônicos e cinema 4D.

Entre os lugares mais visitados está o parque Mini Mundo. O parque em miniatura apresenta cópias perfeitas de construções e é considerado um dos passeios mais tradicionais da cidade.

Entre as dicas de Gramado está a visita ao Papai Noel. Se engana quem pensa que isso é possível somente no natal.  A Aldeia do Papai Noel é um parque que funciona o ano todo e conta com diversas atrações.

Em Canela, o Parque Terra Mágica Florybal é considerado um dos melhores parques temáticos do Brasil. Com mais de 40 atrações, o parque promete diversão para toda a família.

2) Gastronomia

Certamente quem viajar para Gramado ou outra cidade da Serra Gaúcha não poderá se queixar da comida. A gastronomia local é muito rica e variada, atendendo aos paladares mais exigentes e garantindo a satisfação de todos.

Em toda a região é fácil encontrar onde comer um tradicional e, nesse caso, genuíno churrasco gaúcho. São diversas churrascarias de rodízios e casas que oferecem os tradicionais churrascos de chão.

Há também muitas opções de estabelecimentos que oferecem os deliciosos cafés coloniais, repletos de ingredientes como queijos, tortas, bolos e doces artesanais.

De colonização europeia, facilmente notada pela arquitetura das cidades, é fácil encontrar na Serra Gaúcha muitas variedades de comidas típicas da Itália, em uma das diversas cantinas e também pratos da culinária alemã.

Difícil não associar o frio a uma das iguarias preferidas pela maioria das pessoas, o chocolate. Uma das melhores dicas de Gramado é provar os chocolates artesanais. Há diversas chocolatarias tradicionais na cidade como a Chocolates Lugano, Prawer Chocolates e a Florybal Chocolates, além de parques temáticos voltados para o doce como o Reino do Chocolate e o Mundo de Chocolate, onde o turista pode participar de atrações e conhecer as fábricas.

Os foundues, que também podem ser de chocolate, são também tradicionais nas cidades da Serra Gaúcha. Vários restaurantes contam com rodízios de foundues e cardápios variados da comida.

Não poderiam ficar de fora os deliciosos vinhos produzidos em toda a região. Algumas rotas turísticas contam com visitas a vinícolas e vinhedos da região. Nesses passeios é comum a visita a cantinas e casas que produzem deliciosos queijos e embutidos artesanais. Se você ainda vai comprar um pacote para Gramado ou outras cidades da Serra Gaúcha, vale a dica de incluir essas saborosas visitas gastronômicas.

 

3) Um pedaço da Europa no Brasil

Se existe um lugar no Brasil que nos faz sentir na Europa, esse é a Serra Gaúcha. Não estamos nos referindo apenas ao clima e as estações do ano bem definidas, mas também à atmosfera das cidades: arquitetura das casas, gastronomia e paisagens, repletas de pinheiros.

As influências das culturas italianas, alemãs e de outros países europeus trouxeram para as cidades uma sensação ainda maior de se estar na Europa. Os imigrantes e descendentes de imigrantes europeus formam boa parte da população local, acentuando ainda mais essa sensação.

Zermatt Hotel coberto de neve em Gramado

A presença da neve é comum nos invernos mais rigorosos e a temperatura média das cidades da Serra Gaúcha ficam sempre abaixo das demais regiões brasileiras. Quando neva ou ocorrem geadas, as paisagens dos vales ficam todas esbranquiçadas, fazendo com que todos se sintam na Europa.

4) Festas e Eventos

Difícil escolher a melhor época para visitar Gramado e a Serra Gaúcha. É certo que em qualquer momento o turista irá se deparar com a realização de alguma festa ou evento.

O Carnaval de Gramado traz algumas festas à fantasia. A cidade está presente no livro dos recordes por promover o maior carnaval de salão do mundo. A cidade fica cheia durante o feriado prolongado e, apesar de agitado, o carnaval de lá é uma boa opção para quem quer fugir dos grandes centros, porque agito mesmo só dentro dos salões.

A Páscoa é uma das datas mais especiais na cidade de Gramado. As ruas ficam todas enfeitadas e acontecem várias apresentações artísticas. O ponto alto e muito aguardado pelos turistas é a Parada de Pascoa. A energia para isso, logicamente, vem de muito chocolate.

Quem quer curtir o clima europeu de Gramado não pode deixar de prestigiar a Festa da Colônia. A festa é recheada de comidas típicas, danças e músicas típicas e costuma acontecer entre abril e maio.

Os amantes de cinema certamente sabem da importância do Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes da América Latina. Reunindo vários atores conhecidos pelo grande público, o evento costuma atrair uma legião de turistas e fãs dos artistas.

Dentre todos os eventos de Gramado o mais conhecido é o Natal Luz. Ocorrendo entre outubro e janeiro, o evento tradicional promove encantamento e traz a todos a magia do natal.

Durante três meses a cidade fica toda iluminada e tomada por shows, desfiles e eventos. É com certeza o maior e mais bonito natal do Brasil.

5) Paisagens

A Serra Gaúcha possui natureza exuberante, estando repleta de paisagens de tirar o fôlego. Os vales e cachoeiras atraíram a criação de diversos parques e reservas ecológicas, onde é possível apreciar toda essa beleza.

Entre as cidades de Canela e Gramado, nos deparamos com o Parque Estadual do Caracol. Uma reserva onde é possível fazer trilhas e observar a bela Cascata do Caracol, uma cachoeira com 130 metros de altura.

Quem quer apreciar melhor essa paisagem pode acessar o parque Bondinhos Aéreos Parques da Serra e contemplar a paisagem a bordo dos bondinhos aéreos ou dos mirantes.

Outra opção é realizar os passeios turísticos para conhecer o Vale dos Vinhedos. Durante o trajeto é possível contemplar as plantações de uva,  outras culturas locais e os vales repletos de muito verde.

Os parques públicos também encantam pelas paisagens. No Lago Negro, em Gramado, o visitante pode apreciar as hortênsias floridas e as árvores trazidas da Alemanha, na região da floresta negra.

Hotel em Gramado

 

Com várias opções de passeio é importante saber onde ficar em Gramado. A cidade acolhe a todos que querem conhecer a Serra Gaúcha. O Zermatt Hotel fica pertinho do centro de Gramado.

O Zermatt Hotel é um hotel 3 estrelas, com ambiente familiar. São 61 quartos aconchegantes, equipados com frigobar, TV, ventiladores de teto e Wi-Fi. Os quartos de categoria mais alta incluem áreas de estar. Também temos varanda e lareira disponíveis em alguns tipos de hospedagem.

O buffet de café da manhã é cortesia e recheado de delícias caseiras de Gramado, são todas produzidas aqui mesmo em nossa cozinha.

Entre as comodidades, o hotel oferece sistema de aquecimento central, lounge com lareira, sala de jogos e estacionamento gratuito. Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.