O maior espetáculo natalino do Brasil, que atrai pessoas do país inteiro à Gramado, aguarda em Outubro a chegada dos visitantes para mais uma edição de seu famoso Natal Luz. Mas como será que pequenas cidades do interior do Rio Grande do Sul conseguiram transformar o que antes se limitava a uma festa familiar no maior evento natalino da América Latina?

O último trimestre do ano de 2019 será agitado para as cidades de Gramado, Canela e arredores. Com a agenda dos hotéis praticamente lotada, os comerciantes e organizações de arte da cidade se preparam para mais uma edição do grandioso Natal Luz, espetáculo que movimenta há anos o turismo na região e ganhou o título de maior evento natalino continente latino.

Mas como será que cidades tão pequenas conseguiram transformar uma festa antes celebrada de forma caseira em algo tão grandioso como o Natal Luz? Quando e como será que aconteceu o primeiro evento? É o que vamos conferir agora!

A história do Natal Luz de Gramado

 

Com um turismo tradicionalmente voltado ao inverno, havia poucos eventos temáticos em Gramado realizados em outras épocas do ano. A Festa das Hortênsias é um tradicional evento da região, que originou a Faerte e o famoso Festival de Cinema da cidade.

Em 1986, surgiu a necessidade revitalizar-se a Festa das Hortênsias com outros atrativos além de flores e a tradicional escolha e coroação da rainha. Foi pensando nesta questão, em conjunto com a tentativa de criar novos atrativos aos turistas na baixa temporada de visitas, que surgiu a ideia de se utilizar o Natal como tema de uma nova tradição festiva da cidade.

No entanto, com uma comunidade tradicionalmente ítalo-germânica, que costumeiramente passava o Natal em família ou dentro do ambiente religioso das igrejas, seria difícil propor novas formas de festejar uma data tão significativa como esta. O então prefeito da época, Pedro Bertolucci, em parceria com seu Secretário de Turismo, Luciano Peccin, estudaram meios de refinar o turismo gramadense, e uma das soluções foi envolver toda a cidade em um projeto audacioso de decoração natalina.

Inspirado pela sua experiência recente de viagem à Disney, Luciano Peccin pensou em adicionar à Gramado o toque norte-americano de decoração com luzes, circundando as cumeeiras das casas e tornando a cidade toda um belo festival de luzes que encantaria os turistas. A partir daí, o esboço do Natal Luz de Gramado começa a tomar cada vez mais forma, com a sonorização da avenida e a criação de espetáculos que seriam apresentados ao público. Músicas tocavam pela cidade em alto-falantes a serem vendidos às lojas.

Lâmpadas decorativas, postes com pirulitos decorados e pinheirinhos naturais foram instalados na Av. Borges de Medeiros, e um grande concerto foi organizado pelo Maestro Eleazar de Carvalho, titular da OSPA, com um belo coral, recitação de poesias e fogos de artifício.

Os primeiros frutos do Natal Luz de Gramado foram tomando forma e sendo crescendo, ano a ano, até definitivamente comporem o grande sucesso que é o evento hoje. Em 33 anos de história e muito engajamento, o Natal Luz foi sendo aperfeiçoado pela população local, pelos lojistas, administração municipal e até mesmo pelo governo do Estado, e a cada contribuição, foi-se tornando o grandioso espetáculo que conhecemos atualmente.

Quem já visitou Gramado durante o Natal Luz emociona-se com a atmosfera mágica que é instalada por meio das luzes, música e belíssimos espetáculos que nos transportam para um mundo de fantasia! Não é à toa que esta grande festa atrai anualmente milhões de pessoas à Gramado.

A celebração este ano seguirá de 24 de Outubro de 2019 a 12 de Janeiro de 2020, e conta com diversas atrações, pagas e gratuitas, voltadas para todos os tipos de público. Caso queira saber mais sobre as atividades e espetáculos que ocorrerão durante o Natal Luz deste ano, você poderá conferir aqui. No site oficial do evento você poderá encontrar informações sobre como adquirir os ingressos para o Natal Luz 2019, e também saber mais sobre datas e valores.

Por se tratar de uma festa que ultrapassa o mês de Dezembro, dá tempo tranquilamente de se organizar para curtir o melhor deste que é o maior evento natalino da América Latina! Aqui você poderá ver dicas de como organizar sua viagem para aproveitar com tranquilidade e economia o clima de festa com a família e criar memórias inesquecíveis desta grande festa em Gramado!

Onde se hospedar em Gramado

 

Para não perder todas as atrações deste grande espetáculo que é o Natal Luz, é essencial acertar na escolha da hospedagem! A cidade conta com diversas opções de hospedaria na cidade para todos os gosto e bolsos, por isso é importante saber escolher aquela que irá atender às suas necessidades de conforto, localização e que possua os melhores atrativos.

Se o que você quer é relaxar depois de aproveitar intensamente os eventos natalinos da cidade, o Hotel Zermatt é uma ótima opção! Considerado um dos principais hotéis de Gramado e com um requintado estilo bávaro, o Zermatt fica há apenas 500m do parque de miniaturas Mini Mundo e há 100m de restaurantes, bares e lojas.

É a opção ideal para quem deseja conferir de perto os atrativos de Gramado! Como a cidade costuma encher bastante durante o Natal Luz, é imprescindível estar em uma boa localização. O centro de Gramado, onde ocorrem as principais atrações do Natal Luz, está há apenas 800m do Hotel, além de lugares estratégicos onde ocorrem famosos espetáculos como o Pórtico Via Nova Petrópolis, está há 300m da propriedade.

Além disso, o Zermatt Hotel conta com quartos super equipados com TV, frigobar, aquecimento e até mesmo áreas de estar em algumas acomodações. Tudo regado a muito requinte, boa iluminação e decoração sofisticada, com roupas de cama e banho inclusas. Para quem quer estar sempre conectado, há acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi), serviço de quarto e um delicioso café da manhã. O estacionamento também é gratuito.

Um dos itens mais bem avaliados pelos hóspedes, o café da manhã conta com uma grande variedade de produtos de alta qualidade e com autêntico sabor caseiro da Serra Gaúcha. Cercado de muita vegetação nativa, o Zermatt Hotel está localizado em um dos bairros nobres de Gramado, e é ideal para caminhadas ao livre ou simplesmente apreciação da bela vista que o rodeia.

A hospedagem no Zermatt Hotel oferece o melhor custo benefício da cidade, e proporciona uma experiência deliciosa de conforto, tranquilidade e um mergulho nas belezas naturais de Gramado!

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.