Interrompida em 2015, a Chocofest, tradicional evento de Páscoa que atrai milhares de turistas à serra gaúcha retorna ao calendário de comemorações. Porém, diferentemente, das dezenove edições anteriores que ocorreram desde 1994 em Gramado e Canela, a 20ª Chocofest será sediada em Nova Petrópolisem 2018. A festa irá ocorrer de 11 de março a 1º de abril com desfiles, espetáculos, caça ao ninho do coelho, oficinas culinárias e, claro, venda de chocolate.

“A gente sabe que nos municípios em que a Chocofest esteve o evento foi um grande sucesso. Acreditamos que não será diferente em Nova Petrópolis. Será um evento mágico e brilhante. Convidamos os turistas a se hospedarem na nossa cidade, fazerem suas refeições aqui e que possam conhecer nosso comércio e nossos pontos turísticos”, disse a VEJA o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn (PP). A cidade possui dois mil leitos na rede hoteleira e a prefeitura irá investir 250.000 reais na estrutura do evento. O investimento total deve ser o dobro.

Uma das fábricas de chocolate caseiro que estará presente no evento é a Florybal, que produz 3.500 quilos do produto por dia. Há 26 anos, quando a empresa foi criada por um pedreiro e uma costureira, a produção era de cem quilos de chocolate ao mês. “Acreditamos que a essência da festa na nova cidade vai continuar a mesma”, disse à reportagem Janete Maria Cardoso, a proprietária.

A rede hoteleira ficou 100% ocupada durante a última Chocofest; expectativa para edição em Nova Petrópolis é positiva (Chocofest/Divulgação)

A última edição da Chocofest, em 2014, em Gramado, atraiu 400.000 visitantes em dezoito dias com 100% de ocupação da rede hoteleira, 600 empregos diretos e aumento de 40% na produção de chocolate na região. Por isso, o secretário de Turismo de Nova Petrópolis, Paulo Staudt, estima que no mínimo 100.000 turistas passem pela cidade durante os onze dias de Chocofest neste ano. No ano passado, sem a presença da Chocofest, Nova Petrópolis recebeu 50 mil turistas para o evento Magia da Páscoa.

Quem visitar Nova Petrópolis na Páscoa também pode conhecer outros atrativos como o Parque Pedras do Silêncio, com grandes esculturas sobre a imigração germânica, e o Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha, a 820 metros acima do mar, recomenda Staudt. No centro da cidade, os turistas se deparam com o Labirinto Verde, inaugurado em 1989, e o Parque Aldeia do Imigrante, com a Aldeia Bávara e museu.

“Nova Petrópolis é uma cidade turística que recebe um milhão e meio de turistas por ano. Os turistas procuram a cidade pela questão cultural da imigração germânica e outros estão a caminho de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, a região da uva e vinho. Além disso, estamos ao lado de Canela e Gramado. Por isso, a Chocofest volta com energia e visibilidade”, disse o secretário.

 

Fonte: Veja