Faça chuva ou faça sol, ou melhor, faça frio ou calor, ninguém resiste a um bom chocolate. E o Chocolate de Gramado já é famoso. As chocolatarias da Serra Gaúcha oferecem uma variedade enorme de receitas e opções para agradar os paladares dos mais exigentes. Confira abaixo alguns lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro ao viajar para Gramado.

 

Onde encontrar chocolate em Gramado

Em Gramado, o turista não fica limitado apenas à difícil tarefa de provar os chocolates, podendo também conhecer um pouco mais sobre esse delicioso doce feito com cacau.

Entre as atrações está o Museu Mundo Chocolate. Nesse parque museu é possível se encantar com diversas esculturas feitas de chocolate, entre elas uma Torre Eiffel de 4,22 metros de altura feita com 800 kg de chocolate. Há também o Cristo Redentor, a Muralha da China, a Casa Branca, as Pirâmides do Egito, o Taj Mahal, entre outros como animais e móveis. É incrível porque tudo é construído somente com chocolate, sem nenhuma outra base!

Onça feita de chocolate

Onça feita de chocolate

O parque também conta com uma requintada cafeteria e uma mini fábrica de chocolate, na qual o visitante pode literalmente colocar a mão na massa, tornando-se “chocolatier” por um dia e criando sua própria receita do doce. Tudo isso sobre orientação de renomados chefs especialistas.

Outra visita de dar água na boca é a fábrica da Caracol Chocolates. A fábrica é uma das pioneira na produção de chocolate na serra gaúcha.  São várias opções: trufas, barras rústicas, mini cakes e também o doce batizado de chocopizza, discos feitos com chocolate e confetes.

É possível agradar a todos os paladares, dos mais exigentes aos mais tradicionais chocólatras, pois a cidade é repleta de lojas e produções artesanais do doce. A Florybal Chocolate Caseiro é um produtor que está presente em Gramado e Canela, possuindo diversas atrações e lojas temáticas com o intuito de agradar seus clientes.

Entre as atrações, a Florybal conta com a Casa de Chocolate, uma loja temática inspirada na história de João e Maria, onde também é possível visitar a mini fábrica, se encantar com a decoração e também conhecer a incrível pista de patinação no chocolate.

florybalchocolategramado

A fábrica possui 8 lojas, entre elas a Casa dos Seres de Chocolate, loja Gourmet e Boutique. Quem quiser ainda pode conhecer a fábrica/loja e saber mais sobre a produção. Em seus estabelecimentos é possível ver que é sim possível comprar chocolate barato em Gramado e voltar para casa com um presente para seus amigos ou parentes.

Para quem não se importa tanto com o preço e procura algo sofisticado ao paladar, visite a loja da Chocolates Prawer. Suas receitas utilizam ingredientes especiais, oferecendo também misturas e gostos diferentes, como o chocolate com pistache e gorgonzola. Isso mesmo que você leu!  A mistura de chocolate branco com o queijo é uma inesperada e saborosa mistura de sabores possíveis e que pode ser apreciado nessa refinada chocolataria.

salame de chocolate

Além de queijo e pistache, há também diversas opções de castanhas e nozes, além do Salame Speciale que, apesar do nome, não é uma mistura de salame com chocolate, mas sim uma mistura de chocolate com diversas especiarias, mas com a textura e aparências bem próximas ao do embutido de carne tradicional, só que com um sabor sensacional de chocolate.

Há ainda outras marcas de chocolatarias e principalmente, muitos cafés charmosos pela cidade que valem a pena ser visitados.

Se você pretende comprar chocolate, opções não faltam. O difícil mesmo é escolher qual o melhor chocolate de Gramado. Esse título é muito subjetivo e, convenhamos, nada melhor do que rodar a cidade e degustar todas as opções possíveis e imagináveis. Em alguns casos, dá para provar até misturas das quais nunca nem sonhamos.

Entre as muitas fábricas, lojas, atrações e diversidades de paladares, a cidade de Gramado é hoje um importante polo de produção artesanal e comercialização de chocolates. Se no inverno procuramos por algo que nos aqueça, nas demais épocas do ano procuramos uma desculpa qualquer para consumir essa delícia.

Se você procura uma data que tenha tudo a ver com chocolate, nada melhor do que passar a Páscoa em Gramado no mês de Abril. Logo depois do carnaval as lojas já se preparam. A cidade fica toda enfeitada com os temas do feriado: coelhos, ovos e claro, muito chocolate.

IMG_20151217_160018338_HDR

Além da decoração temática a cidade também conta com apresentações teatrais, oficinas de guloseimas e passeios temáticos. Também ocorrem os desfiles ou paradas de Páscoa que encantam as crianças e os adultos. Essas atrações são gratuitas e agitam a cidade.

Seja devido ao clima fresco e propício ao consumo e fabricação, seja pela variedade de opções encontradas, o certo é que Gramado pode ser considerada uma das capitais do chocolate no Brasil.

Onde ficar em Gramado

 

Para curtir todas as chocolatarias em Gramado, além das muitas outras atrações doces em Gramado e Canela, nada melhor que repousar num hotel com boas opções de quartos para famílias.

Gramado tem uma boa estrutura em se tratando de rede hoteleira, com estabelecimentos de diversas categorias e localizados em várias regiões da cidade, como centro, Avenida das Hortênsias e os bairros Planalto e Bavária.

O bairro Bavária, por exemplo, é um dos mais charmosos de Gramado com residências marcadas pela arquitetura germânica.

Aqui também fica o Zermatt Hotel, a melhor opção para quem busca hotel em Gramado com excelentes acomodações para toda a família e diárias que cabem no seu bolso. Além de localização em bairro nobre, esse hotel 3 estrelas fica apenas a 11 minutos do pórtico de entrada.

No Zermatt Hotel existem opções de quartos duplos para acomodar tranquilamente famílias maiores em aconchegantes quartos com lareira ou varanda. Além de muito confortável, o hotel é um verdadeiro refúgio nas noites mais frias. A calefação liga automaticamente aos 13ºC, além de contar com salão de café.

O buffet de café da manhã é cortesia e servido em mesas individuais na sala de jantar. Há também uma sala de jogos e um lounge com lareira. O estacionamento é gratuito para os hóspedes.

Além da localização, o café da manhã com itens caseiros da Serra Gaúcha e o atendimento são sempre elogiados! O Zematt oferece ainda serviço de informações turísticas, inclusive com venda de ingressos, tudo para deixar a sua estadia ainda mais agradável e satisfatória.

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.