Pra quem não conhece, Gramado é uma cidadezinha muito charmosa, considerada um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha. Apesar de pequena, a cidade oferece uma série de atrativos e atividades pra se fazer, mesmo em baixa temporada. Por isso, quando você for viajar, é importante que já esteja ciente das melhores dicas do que fazer em Gramado e como aproveitar o que a cidade tem de melhor!

Se você gosta de passear e explorar novos lugares, essa é definitivamente uma atividade que não pode faltar no seu roteiro para Gramado! Muitos atrativos da cidade podem ser conhecidos através de deliciosas caminhadas pelo Centro. Dedique ao menos uma tarde para andar pelo centro de Gramado e curtir o melhor que o comércio regional tem a oferecer: deliciosas chocolaterias – muitas oferecem, inclusive, degustação dos chocolates artesanais –; empórios especializados nos incríveis vinhos e produtos regionais; restaurantes maravilhosos e lojas e boutiques com ofertas e novidades que vão te fazer querer renovar o guarda roupa em apenas uma viagem!

A fim de curtir melhor tudo o que a região central de Gramado tem a oferecer, fizemos um roteiro para que você possa ganhar tempo e escolher as atrações que mais te chamam a atenção. Assim, você poderá aproveitar tranquilamente cada segundo nesta que é considerada a joia da Serra Gaúcha! Ah, e claro, poder tirar mil fotos incríveis e registrar as belezas que cada canto da cidade reserva!

 

O que fazer no Centro de Gramado

O Centro de Gramado possui todo charme do centro de uma cidade pequena, mas muito bem conservada. Possui belos calçadões e um trânsito organizado, além de uma linda arquitetura estilo suíço que dão um toque especial às lojas, restaurantes, cafés e comércio da cidade. Conforme dissemos, uma ótima forma de explorar todo esse potencial de beleza cinematográfica da cidade é dando uma volta e se perdendo por suas ruelas.

Fora da rua principal você encontra ótimos “achados” em lojinhas com bons preços para garantir suas lembrancinhas. Nas ruas paralelas, o gramadense também é cliente, e é geralmente lá onde se encontram os produtos tradicionais do povo gaúcho como a erva mate, além de roupas de boa qualidade, calçados, couro e demais itens que tendem a ter um preço melhor em Gramado do que em cidades mais quentes.

A Avenida Borges de Medeiros, uma das mais famosas e movimentadas de Gramado, parece que saiu de um sonho. Com lindos canteiros de flores, árvores, rotatórias enfeitadas e lustres charmosos, é palco de diversos desfiles e apresentações artísticas, especialmente na época do Natal Luz. Possui um visual bem limpo e inovador, contando com postes com cabos subterrâneos, que ajudam a criar uma visão de cidade tecnológica com toque colonial.

Foto: Edson Vara

Grandes atrações como o Palácio dos Festivais se encontra nesta Avenida. No Palácio ocorre anualmente em agosto um dos maiores eventos do cinema nacional, o Festival de Cinema de Gramado. Em outras ocasiões, o espaço funciona como um cinema, e também possui uma divertida calçada da fama, onde artistas nacionais consagrados deixaram sua marca. É um ótimo lugar para tirar belas fotos!

Em frente ao Palácio dos Festivais encontra-se outro ponto turístico adorado pelos turistas: a Rua Coberta. Conforme revela seu nome, trata-se de uma rua coberta repleta de restaurantes e cafés, com mesas expostas e até mesmo aquecedores nos dias mais frios. Em conjunto com uma praça, Rua Coberta é conhecida por ser palco de muitos artistas e bandas que se apresentam na rua, bem como eventos temáticos diversos que ocorrem durante o ano todo.

É evidente que o que não falta em Gramado são programas incríveis para se fazer e lugares lindos para se conhecer! No próximo post iremos falar um pouco mais sobre os pontos turísticos que podemos encontrar no centro gramadense!

 

Onde ficar em Gramado

Para poder aproveitar bem todas as dicas de passeio e atrações que rolam no centro de Gramado, é fundamental escolher um hotel bem localizado e com opções de quartos confortáveis.

Zermatt Hotel é a opção ideal para quem procura um hotel com excelentes acomodações para toda a família e diárias que cabem no seu bolso! Sem, claro, abrir mão da proximidade com o centro da cidade e a tranquilidade da natureza exuberante que Gramado possui.

Os quartos do Zermatt são bastante amplos e possuem ventiladores de teto e Wi-Fi gratuito, TVs com tela plana e frigobares. Há também quartos mais equipados, que incluem áreas de estar com lareira, e são perfeitos para as noites de frio e romance!

Além da ótima localização, o Hotel possui um farto café da manhã, sendo considerado um dos melhores da cidade por seus hóspedes. Com produtos caseiros e fresquinhos da região da Serra Gaúcha, é sempre lembrado pelos hóspedes nas avaliações do TripAdvisor e Google, juntamente com o atendimento de primeira. O Zematt oferece ainda serviço de informações turísticas e vendas de ingressos de espetáculos da cidade, tudo para deixar a sua estadia ainda mais completa e cheia de facilidades!

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.