A primeira dúvida de quem arruma as malas para Gramado é: qual a temperatura em Gramado? Afinal, você precisa saber as roupas certas para levar.

Oficialmente, o clima de Gramado é úmido temperado, ou seja, friozinho charmoso. Ainda mais que sua localização fica na Serra Gaúcha, com temperaturas mais amenas mesmo durante o Verão.

Uma boa dica para saber como vai estar o clima em Gramado durante sua estadia é consultar os sites de previsão do tempo poucos dias antes do embarque.

Porém, é bom levar blusa de frio mesmo no calor, já que Gramado tem uma amplitude térmica que já faz parte do seu charme. Ou seja, num mesmo dia pode fazer muito calor de dia e fazer muito frio à noite.

De qualquer forma, vamos conferir as temperaturas de Gramado mês a mês para que você possa ter uma ideia do que levar na bagagem de acordo com a data da sua viagem e aproveitar o melhor da cidade, já sabendo o que fazer em Gramado em cada estação do ano:

Janeiro

É o mês mais quente do ano em Gramado. As tardes costumam ser muito quentes, em contraste com as noites com ventos gelados. A temperatura varia entre 16 e 30º C. Com os dias mais quentes, vale a pena visitar as cervejarias artesanais. É possível ainda aproveitar o final do Natal Luz que se estende até a segunda semana de Janeiro.

Fevereiro

Considerado mês de baixa temporada, exceto no Carnaval. Em Fevereiro, os dias são quentes e as noites são mais frias. Uma dica de passeio é acompanhar a época da colheita das uvas, a vindima. Há roteiros que o turista pode inclusive fazer a pisa das uvas. Nessa época, muitos hotéis fazem promoções, sendo uma ótima pedida para aproveitar a Serra Gaúcha gastando menos. A temperatura varia entre 16 e 28º C.

Março

O clima já dá indícios da transição do Verão para o Outono, com temperaturas que vão da mínima de 15º C à máxima de 25º C. A cidade ganha decoração de Páscoa, com a proximidade do Festival de Chocolate e Gramado Aleluia.

Abril

Marca o início do Outono. Uma dica de passeio nessa época do ano é conhecer a Rua João Alfredo Schneider que é toda arborizada. Suas árvores estão trocando as folhas e ganham a coloração laranja e vermelho. É muito  bonito! Com a Páscoa em Gramado, ocorrem o Festival de Chocolate e Gramado Aleluia. Também acontece uma das festas mais gostosas, a Festa da Colônia, na Expo Gramado. As temperaturas variam entre 12 e 22º C.

Maio

Dias de sol, sem chuva. Bom para aproveitar os passeios à céu aberto em Gramado e Canela. As temperaturas variam de mínima de 10º C e máxima de 18º C. A vegetação fica exuberante com o espetáculo de folhas laranjas e vermelhas, próprias do Outono. Maio é considerado mês de baixa temporada, com oportunidades de hospedagens mais em conta.

Junho

É quando começa o Inverno na Serra Gaúcha e uma das estações do ano mais charmosas e procuradas pelos turistas. Também é o mês do Baile dos Namorados, atraindo casais apaixonados e que escolhem Gramado como destino para a Lua de Mel. A Noite Suíça com degustação de fondues também é uma excelente atração para se conhecer durante esse mês. A temperatura varia entre 8 e 16º C.

Julho

Temperaturas variam entre 8 e 16º C. É o mês mais frio do ano em Gramado, porém não é muito comum nevar. A última vez que nevou em Gramado foi em 2013 e já no final de Agosto. Esse também é o período de férias escolares e considerado alta temporada. Por isso, reserve sua hospedagem com bastante antecedência.

Agosto

Inverno e frio em Gramado, mas as temperaturas já sobem um pouco e variam entre 9 e 18º C. Acontece o Festival de Cinema de Gramado, muito badalado pelas celebridades que visitam o local. No Lago Negro, as azaleias florescem para embelezar ainda mais esse cartão postal da cidade.

Setembro

É quando inicia a Primavera, uma das estações mais bonitas em Gramado.  Também é o mês mais chuvoso historicamente. Considerado mês de baixa temporada, é uma boa opção para quem pretende economizar com despesas de hospedagem e encontrar a cidade mais tranquila.  As temperaturas variam entre 10 e 20 º C.

Outubro

É um mês bastante movimentado e tem o Festival de Cultura e Gastronomia como destaque. Também marca o início do Natal Luz, principal evento anual da cidade. Com o Horário de Verão, os dias mais longos são excelentes para aproveitar mais as atrações ao ar livre. As famosas hortênsias começam a florescer no final do mês. Temperaturas variam entre 12 e 22 º C.

Novembro

Gramado está na Primavera, com temperaturas amenas e a cidade é beneficiada com o Horário de Verão. Os dias ficam mais longos, bom para caminhar a pé. É também época do Natal Luz, com eventos diários. Por isso, a cidade fica mais cheia. Reserve o hotel com maior antecedência nesse período. Temperaturas cada vez mais quentes que variam entre 14 e 24º C.

Dezembro

É férias escolares e a alta temporada de Gramado, quando a cidade recebe mais visitantes. Também é inicio do Verão e faz bastante calor durante o dia. Mas a noite esfria, então é bom levar um casaco! O destaque das atrações é o Natal Luz. Temperaturas variam entre 15 e 28º C.

Onde ficar em Gramado

Quem viaja para Gramado pode aproveitar suas belezas naturais tranquilamente se hospedando em excelentes acomodações em qualquer estação do ano. A cidade oferece diversas opções de hospedagem, sendo um dos melhores lugares para viajar no frio e no calor.

Desde hotéis a pousadas: tem para todos os estilos de viajantes. Para curtir todas as atrações do pacote para Gramado e Canela, nada melhor que repousar num hotel com boas opções de quartos para toda a família.

Gramado tem uma boa estrutura em se tratando de rede hoteleira, com estabelecimentos de diversas categorias e localizados em várias regiões da cidade, como centro, Avenida das Hortênsias e os bairros Planalto e Bavária.

O bairro Bavária, por exemplo, é um dos mais charmosos de Gramado com residências marcadas pela arquitetura germânica. Os jardins floridos das casas ficam ainda mais bonitos durante a primavera.

Aqui também fica o Zermatt Hotel, a melhor opção para quem busca hotel com excelentes acomodações e diárias com melhor custo benefício. Além de localização em bairro nobre, esse hotel 3 estrelas fica apenas a 11 minutos do pórtico de entrada.

No Zermatt Hotel existem opções de quartos duplos para acomodar famílias maiores em aconchegantes quartos. Entre as comodidades, o hotel proporciona maior conforto para seus hospedes já que possui ar-condicionado, varanda e salão de café da manhã com grandes janelas de vidro para a paisagem externa.

Os 61 quartos do Zermatt são bastante amplos e possuem ventiladores de teto e Wi-Fi gratuito, TVs com tela plana e frigobares. Os quartos de categoria mais alta incluem áreas de estar.

Situado em uma rua arborizada, esse hotel em estilo bávaro fica a 15 minutos a pé do Lago Joaquina Rita Bier e a 2,3 km do centro de Gramado, próximo das principais atrações turísticas da cidade.

O buffet de café da manhã é cortesia e servido em mesas individuais na sala de jantar. Há também uma sala de jogos e um lounge com lareira para os dias mais frios. O estacionamento também é gratuito para os hóspedes.

Além da localização, o café da manhã com itens caseiros da Serra Gaúcha e o atendimento são sempre elogiados! O Zematt oferece ainda serviço de informações turísticas, inclusive com venda de ingressos, tudo para deixar a sua estadia ainda mais agradável e satisfatória.

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.