A Cascata do Caracol é um dos pontos mais visitados em Canela, cidade vizinha de Gramado no Rio Grande do Sul. A queda d’água tem esse nome porque o rio visto de cima tem o formato que lembra um caracol. Com queda livre de uma altura de 131 metros, a Cascata é o cartão postal da cidade e recebe milhares de visitantes todos os anos, do Brasil e do exterior.

A beleza da Cascata do Caracol de Canela é por si só um atrativo que combinado com a organização do Parque Estadual do Caracol e a estrutura turística de Canela encanta a todos que a visitam. Há duas maneiras de se chegar a cachoeira em Canela: pelos Bondinhos Aéreos Parques da Serra ou pelo Parque do Caracol.

 

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Vale conhecer a Cascata do Caracol do alto dos bondinhos do complexo Parques da Serra. São 12 bondinhos com cabines fechadas que proporcionam uma visão de tirar o fôlego durante percurso de 840 metros. Mesmo para aqueles que têm receio da altura, podem ir tranquilos, pois os bondinhos são seguros, com tecnologia suíça.

O passeio começa na Estação Central, onde acontece o embarque e desembarque. A dica é chegar cedo para evitar filas na compra dos ingressos, principalmente na alta temporada. O local possui área de alimentação, lojas de souvenires e um mirante que permite uma vista completa do vale a 60 metros de altura.

No percurso, o visitante desfruta de belas paisagens chegando até a Estação Animal, parte mais elevada do empreendimento, onde estão as trilhas com plaquinhas que identificam a fauna e flora da região, além do Espaço das Esculturas que Falam.

Nesse espaço, crianças e adultos se divertem interagindo com esculturas de animais talhados em madeira que emitem sons como os animais de verdade. As dezenas de peças foram esculpidas pelo artista plástico Masaharu Hata, imigrante japonês falecido em 2010. É tudo muito lindo e caprichado!

Descendo novamente de bondinho chega-se a Estação Cascata, um cenário espetacular que tem como pano de fundo a Cascata do Caracol em meio à vegetação exuberante. Na estação há um mirante, onde o visitante pode aproveitar para tirar fotos e registrar essa experiência incrível.

 

Parque Estadual do Caracol

O Parque do Caracol fica a 500 metros dos bondinhos e a 7 km do centro de Canela. A grande atração do parque é, sem dúvida, a Cascata. Para se ter uma melhor visão dela, os visitantes têm mirantes à disposição. Após o primeiro mirante, o turista poderá percorrer a Trilha do Arroio na qual há paradas nas Corredeiras e Barragem da Cascata.

Também existe uma escadaria com mais de 700 degraus, a Escadaria da Perna Bamba que hoje se encontra interditada. Antes da interdição, era possível descer a escada até a base da cascata. Haja fôlego!

Existe ainda outras atrações no Parque, como o Observatório Ecológico que é pago à parte. Trata-se de uma torre de 30 metros com vista panorâmica de 360 graus da Cascata. A subida é através de um elevador. Ao lado do Observatório, ficam lojas de artesanato para quem busca um mimo de presente e um restaurante para almoçar no local.

Para quem viaja com crianças, o parque ainda oferece passeio de trenzinho para os pequenos. E tem outras trilhas legais para se fazer que inclusive levam até o início da cascata, onde a água dá início à queda.

Sem dúvida, os parques na Serra Gaúcha são um dos principais pontos turísticos de Gramado e Canela.

Para visitar a Cascata do Caracol, além de ir direto aos parques, é possível também sobrevoar esse símbolo natural de Canela. A dica é contratar o passeio de helicóptero da Tri Táxi Aéreo, saindo do Aeroporto de Canela.

 

Hotel em Gramado

Para você curtir os passeios em Gramado e Canela sem preocupação, vale a pena começar a planejar a sua viagem com antecedência. Para isso, pesquise os melhores hotéis que se encaixam no seu gosto e bolso também.

Não é difícil achar hotel barato em Gramado. O melhor de ficar em Gramado é que você terá o que fazer em Gramado e Canela, pois as duas cidades são coladinhas uma na outra.

Inclusive, já fizemos um post cheio de dicas legais sobre onde ir em gramado e passeios na Serra Gaúcha aqui no blog.

Agora, voltando ao assunto de hospedagem, a dica é encontrar um hotel barato, mas que ofereça um serviço de qualidade. Um exemplo disso é o Hotel Zermatt.

Aqui existem opções de quartos duplos para acomodar tranquilamente famílias maiores em aconchegantes quartos com lareira ou varanda. Além disso, o hotel conta com sistema de aquecimento central que aciona automaticamente aos 13 graus.

Os quartos do Zermatt são bastante amplos e possuem ventiladores de teto e Wi-Fi gratuito, TVs com tela plana e frigobares. Os quartos de categoria mais alta incluem áreas de estar e varanda.

Situado em uma rua arborizada, este hotel em estilo bávaro fica a 15 minutos a pé do Lago Joaquina Rita Bier e a 10 minutos a pé do centro de Gramado, próximo das principais atrações turísticas da cidade.

O buffet de café da manhã é cortesia e servido na sala de jantar. Há também uma sala de jogos e um lounge com lareira. O estacionamento é gratuito para os hóspedes.

Além da localização, o café da manhã com itens caseiros da Serra Gaúcha e o atendimento são sempre elogiados! O Zermatt oferece ainda serviço de informações turísticas, inclusive com venda de ingressos, tudo para deixar a sua estadia ainda mais agradável e satisfatória.

Experimente conhecer a cidade caminhando até o centro, visto que leva cerca de 15 minutos a pé. Entre as atrações turísticas mais próximas, estão o Mini Mundo e a Rua Coberta. A dica é ir parando pelo caminho, apreciando as belezas locais.

Para visitar a Cascata do Caracol, em Canela, a distância é de aproximadamente 7,5 km. Vem conhecer Gramado e Canela com o Zermatt!

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.