Subindo a Serra Gaúcha, você encontra boa gastronomia, parques temáticos e natureza por todos os cantos nas cidades de Gramado e Canela. As duas vizinhas são ideais para curtir as quatro estações. Canela é famosa pelas paisagens bucólicas e também pela excelente estrutura turística.

Canela, juntamente com Gramado, é um dos destinos mais visitados pelos brasileiros e ganha charme especial nos meses de inverno, porém oferece diversas atrações para os visitantes o ano todo. A Cascata do Caracol é um dos principais pontos turísticos de Canela.

A cascata tem queda livre de 131 metros de altura e fica dentro do Parque Estadual do Caracol que possui outras atrações também.
No Parque do Caracol, o turista pode apreciar as belezas naturais da Serra através de um mirante e observatório com 27 metros de altura. Para os esportistas de plantão, o parque oferece trilhas e uma escada com mais de 700 degraus!

Mas, vale mais a pena observar a cascata do alto dos Bondinhos do complexo Parques da Serra. A visão que se tem lá de cima é estonteante! Super seguros, os bondinhos oferecem uma visão de frente da Cascata, um passeio agradável com total acessibilidade. Se estiver em família, com crianças e idosos, prefira conhecer a Cascata pelos Bondinhos.

Há ainda o Parque da Ferradura que também possui mirante, cachoeira, trilhas e teleférico. É mais uma alternativa para os viajantes que curtem esse contato com a natureza. O visual do Vale da Ferradura é simplesmente incrível!

Se você quiser saber mais sobre o que fazer em Canela, continue a leitura desse post até o final.

Turismo em Canela

Canela fica apenas a 8 km de Gramado e oferece uma visita pra lá de acolhedora para uma viagem em família. Entre as diversas atrações turísticas, destacam-se a sua natureza exuberante, parques temáticos, museus e vinícolas.

Uma das mais famosas vinícolas de Canela é a Jolimont. Ela fica localizada num vale com belíssimas videiras. O visitante poderá apreciar os vinhos produzidos ali, além de espumantes, cervejas e sucos integrais, acompanhados de queijos.

O Castelinho Caracol é outra sugestão de passeio para Canela. O interessante desse passeio é observar a sua arquitetura nos moldes europeus antigos, uma casa construída sem pregos. Dentro do Castelinho, o visitante encontrará uma charmosa sala de chá. Nela, é possível degustar lanches típicos da gastronomia europeia, como o famoso folhado de maçã com creme de leite chamado Apfelstrudel.

A Catedral de Pedra é um dos principais cartões-postais da cidade e o visitante ficará encantado com sua construção majestosa. O local rende belíssimas fotos. A 2 km da catedral, fica o Parque das Sequoias, outra atração imperdível que guarda árvores bem altas em forma de cone.

Parques temáticos

Canela reserva boas doses de adrenalina através dos seus parques temáticos. O Alpen Park, por exemplo, é um deles. Oferece aos visitantes uma das mais belas vistas da Serra Gaúcha do alto da montanha russa com seus 630 metros de altura.

O parque ainda conta com diversas outras atrações radicais, como arvorismo, tirolesa, cinema 4d e diversos brinquedos para todas as idades. As crianças simplesmente vão amar! Já o Mundo a Vapor oferece uma viagem na imaginação.

Já na fachada o visitante se depara com uma réplica de locomotiva, mas não é apenas isso. A locomotiva está pendurada, como no acidente que ocorreu em Paris, em 1895. Conta-se que um trem desgovernado entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros!

O local conta com diversas maquetes, espaço kids, passeios de trenzinho e a oportunidade para os visitantes soltarem a imaginação posando para fotos antigas, com vestuários de época. Outro parque temático que vale muito a pena visitar é o Vale dos Dinossauros.

Você e sua família vão adorar esse parque arborizado com réplicas de dinossauros gigantes que emitem sons como se fossem de verdade! É uma experiência fantástica, especialmente para os pequenos.

E se você pensa que acabou, está enganado! Ainda tem o Parque Terra Mágica Florybal, uma verdadeira aventura mágica para as crianças e adultos também! O parque, cercado de muita natureza, proporciona diversas atrações para os pequenos, como a Casa da Fada, a Casa do Mago, teatro e shows dos personagens.

Conta ainda com montanha russa, parque dos dinossauros, entre outras atrações. Esse parque é de propriedade da Florybal Chocolates, uma das marcas mais famosas de Gramado e Canela. Inclusive, os visitantes poderão levar para casa os chocolates oferecidos na loja dentro do parque.

Museus em Canela

Para quem adora visitar museus, Canela oferece mais de uma opção. O Museu da Moda, por exemplo, é espetacular. Seu acervo com peças do vestuário feminino contam a história da moda desde o passado, a 4.000 anos atrás. Se essa visita agrada principalmente as mulheres, o público masculino vai adorar o Museu do Automóvel.

Nele, os visitantes encontram coleção de automóveis raros, desde os calhambeques até os modelos esportivos mais recentes. A criançada também vai se divertir, pois poderão tirar fotos em minicarros antigos.

E para os fãs de rock n’ roll tem até o Museu dos Beatles, o primeiro do Brasil! Possui um acervo interessante que conta um pouco da história dos 4 garotos de Liverpool que revolucionaram o cenário musical mundial. Quem é fã de carteirinha da banda, vai fazer questão de ir.

Gastronomia

Canela oferece diversos restaurantes e bares para que os viajantes possam apreciar bons pratos. Além do famoso fondue de chocolate, os turistas terão que provar outras verdadeiras delícias da culinária gaúcha.

Uma dica é aproveitar os pratos do Empório Canela, uma mistura de bistrô, café, livraria e loja de artesanato. O cardápio é de respeito, assinado por uma chef de cozinha.

Outra sugestão é o bar e restaurante Magnólia. O ambiente vintage já é um convite para o que pode ser uma experiência interessante. O local conta ainda com sala de cinema com programação de filmes exclusiva.

Hotel em Gramado e Canela

A região das Hortênsias, onde se encontram as cidades de Gramado e Canela do Rio Grande do Sul, oferecem diversas opções de hospedagem. Tudo para que o seu pacote para Serra Gaúcha saia conforme o esperado.

Se a sua intenção é um hotel em Gramado, a dica é se hospedar no Hotel Zermatt, localizado próximo ao pórtico de entrada. Assim, você aproveita para conhecer as duas cidades, Gramado e Canela que ficam uma do lado da outra.

No Zermatt Hotel existem opções de quartos duplos para acomodar tranquilamente famílias maiores em aconchegantes quartos com lareira ou varanda. Além de muito confortável, o hotel é um verdadeiro refúgio nas noites mais frias. A calefação liga automaticamente aos 13ºC.

O buffet de café da manhã, sempre muito elogiado pelos hóspedes, está incluso nas diárias e é servido com itens caseiros da Serra Gaúcha. Há também uma sala de jogos e um lounge com lareira. O estacionamento é gratuito para os hóspedes.

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp. Esperamos por você e sua família com toda a infraestrutura e conforto!