O ano de 2020 já começou e com ele uma das atrações mais esperadas do ano na Serra Gaúcha: a Estação Vindima! O festival mais famoso do Vale dos Vinhedos ocorre tradicionalmente nos meses de verão, de janeiro a março, em comemoração ao período de colheita das uvas. Por se tratar de um momento muito especial para os trabalhadores envolvidos na vitivinicultura, diversas vinícolas preparam programações imperdíveis para os turistas, que celebram junto à comunidade a tradição e cultura locais de um povo que se dedica anualmente ao trabalho nas vinhas.

Com parreiras carregadas de uvas esperando ser colhidas, o cenário não poderia ser mais encantador e perfeito para fotos cinematográficas! As atrações do festival giram em torno de atividades que remontam não apenas a tradição cultural, mas todas as etapas do processo de produção do maior produto não apenas comercial, mas também cultural e histórico da região: o vinho!

Desde a colheita simbólica das uvas nos parreirais, ao processo de pisoteá-las para extrair o suco – atividade muito divertida e esperada pelos turistas – à festa apresentações culturais e de shows de música, desfiles com carros alegóricos, corais, jogos italianos, casinhas coloniais e exposição de produtos regionais como malhas, móveis, e muita, muuuita fartura!  Os pratos tradicionais da gastronomia típica e, claro, degustações dos internacionalmente consagrados rótulos de vinho da Serra Gaúcha fazem a vez nesta grande festa que é uma verdadeira celebração à moda italiana!

O evento acontece em diversos municípios, mas a programação mais elaborada fica por conta das cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Flores da Cunha. Praticamente todas as vinícolas da região oferecem algum tipo de atração variada neste período,seja deliciosos piqueniques em meio ao vinhedo, cursos de harmonização, elaborados jantares cinematográficos, dentre outras atividades, sempre rodeadas por uma vista exuberante dos parreirais.

Fonte: Instagram @casavalduga

As experiências sensoriais são inúmeras. Em Garibaldi, por exemplo, há um projeto intitulado Estrada do Sabor, que desenvolve o turismo rural oferecendo aos sábados a famosa pisa das uvas. Lá os visitantes terão a chance de arrancar os sapatos e entrar em um tanque cheio de uvas prontas para serem pisoteadas. É uma ótima experiência para mergulhar na cultura tradicional de produção de vinhos.

A pequena e charmosa Pinto Bandeira, há cerca de 20km de Bento Gonçalves, também oferece atrações magníficas. A Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho) celebra uma linda festa ao pôr do sol, e coloca à disposição rótulos de espumantes das vinícolas da cidade (que, inclusive, possuem rótulos premiados internacionalmente), além de degustações da tradicional Porchetta – um típico assado de carne de porco da região. O evento acontece na Vinícola Aurora e os ingressos podem ser comprados com antecedência.

Fonte: Instagram @vinicolaaurora

Há também pacotes com programas diurnos imperdíveis, que contemplam café da manhã nos vinhedos, oficina de capeletti e geleias, deliciosos almoços, visita às unidades de vinificação, pisa de uvas e um jantar especial de encerramento. A programação completa começa cedo, às 07h30 e se encerra apenas à noite com o jantar. A Casa Valduga é um dos lugares que oferece este tipo de passeio completo, tornando-se um verdadeiro complexo de parques enoturísticos, oferecendo diversos serviços.

Para os adeptos dos programas noturnos, há um programa perfeito em Flores da Cunha com diversão garantida à toda família. Reza a lenda entre imigrantes italianos do Rio Grande do Sul que a noite um pequeno ser de cor avermelhada ronda a Serra Gaúcha. O “Sanguanel” como é chamado, se esconderia por entre as videiras e no alto das árvores, para assustar quem por ali passar. O enredo desta interessante história folclórica é reavivado pelo projeto Encantos do Tempo, que ocorre no interior de Flores da Cunha, na Propriedade Rural Fernandes Muraro. A programação do passeio inclui um passeio noturno de carretão, colheita noturna e pisa das uvas. Regada a muitas histórias, músicas ao vivo, bebida e o melhor da gastronomia local, encerramento se dá um com piquenique e brincadeiras para as crianças. As reservas podem ser feitas com antecedência.

Fonte: Instagram @coloniamuraro

Além disso, a região dos vinhedos também possui belíssimas cidades como Gramado e Canela nas suas redondezas. Vale muito a pena conhecê-las enquanto aproveita o melhor da programação da Vindima!

 

Onde ficar em Gramado

Zermatt Hotel é uma ótima opção para quem quer curtir toda a programação da Estação Vindima! Localizado no centro de Gramado, o Hotel é referência na cidade em hospedaria e por sua bela arquitetura em estilo bávaro.

Com um ambiente familiar, o Zermatt é um hotel 3 estrelas que possui ao todo 61 quartos aconchegantes, equipados com aquecimento, TV e frigobar, sendo alguns com TV LCD e área de estar. Além da ótima iluminação e decoração, os cômodos incluem roupas de cama e banho.

Outras vatagens oferecidas são um delicioso buffet de café da manhã, acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi), serviço de quartolounge com lareirasala de jogos e estacionamento gratuito.

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.