Com boa gastronomia, parques temáticos e natureza exuberante, as cidades gaúchas de Gramado e Canela são ideais para curtir o ano inteiro. Inclusive na baixa temporada. Nesse pedacinho da Europa no sul do Brasil é possível viajar barato e encontrar diversas atrações gratuitas para todas as idades.

Na baixa temporada em Gramado que vai de fevereiro a maio no Verão e de setembro a outubro, na Primavera, as passagens aéreas chegam custar até metade do preço. Uma excelente dica para uma viagem barata e para quem quer fugir do agito dos meses da alta temporada.

Não somente passagem para Gramado, mas os hotéis também costumam praticar diárias mais em conta na baixa temporada. Assim como as atrações turísticas ficam mais acessíveis, sendo que muitas delas podem ser desfrutadas gratuitamente.

Conheça um dos destinos mais charmosos da Serra Gaúcha economizando dinheiro e sem enfrentar filas ou disputar lugares!

Confira 10 dicas de passeio gratuito em Gramado:

  1. Lago Negro: cercado de muita natureza, o lago é um lugar magnífico para passear de pedalinhos. É praticamente obrigatório esse passeio em Gramado, sendo um dos cartões-postais da cidade. Além dos pedalinhos, o lago artificial conta com bar, restaurante e loja de conveniências. Fica no Bairro Planalto.
  2. Rua Coberta: chamada de Rua Madre Verônica, fica no coração de Gramado, com muitas cafeterias e bistrôs em seus cem metros de extensão. Essa rua coberta por um telhado de vidro também é cenário para atrações culturais gratuitas. Fica entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi.
  3. Museus: Gramado tem muitos museus históricos, tem também o Museu de Cera e outras atrações cobertas. Visite gratuitamente o Museu do Perfume Fragram apresenta mais de 450 frascos de perfume. É o primeiro do Brasil e traz um pouco da história, dados e curiosidades sobre o perfume.
  4. Palácio dos Festivais: fica no centro de Gramado é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, sobretudo por sediar o Festival de Cinema Brasileiro e Latino no mês de agosto. Durante a baixa temporada, recebe os turistas que costumam tirar muitas selfies aproveitando sua bela fachada, o caminho das estrelas (semelhante à calçada da fama em Hollywood) e o museu do cinema em seu interior.
  5. Fábrica de cristais: A Cristais de Gramado conta com apresentações diárias ao público sobre a fabricação de cristais. A fábrica utiliza uma técnica conhecida como “di Murano” na qual o cristal é moldado por meio de sopro e movimentos manuais que resultam em peças com cores e design exclusivo. As peças produzidas podem ser adquiridas na loja local.
  6. Fonte do Amor Eterno: Para os casais apaixonados que viajam para Gramado, essa fonte é parada obrigatória. Lembra à famosa Fontana Di Trevi, de Roma. Aqui também o visitante poderá adquirir o cadeado para prender à fonte e eternizar seus votos de amor. Fica aos fundos da Igreja Matriz.
  7. Igreja Matriz de São Pedro: Não dá para conhecer uma cidade e não visitar a sua Igreja Matriz. Especialmente essa de Gramado que é construída no estilo romano com quase 80.000 pedras basálticas. Seus vitrais e sua torre com 46m de altura são de tirar o fôlego!
  8. Canela: Seguindo pela Avenida das Hortênsias, 8 km adiante, está a charmosa cidade de Canela, vizinha de Gramado. Entre as diversas atrações de Canela, o turista irá se encantar com a Fábrica de chocolates Florybal. Nela, poderá assistir a produção de chocolates e fazer um lanche na própria loja.
  9. Avenida Borges de Medeiros: é um verdadeiro shopping a céu aberto, com diversas lojas e serviços. O destaque dessa rua arborizada fica por conta da arquitetura colonial estilo bavário dos comércios e os canteiros floridos, principalmente na primavera.
  10. Praça das Etnias: reúne uma série de atrativos aos visitantes e faz uma justa homenagem aos imigrantes italianos, alemães e portugueses que tanto contribuíram para a cultura local. A praça guarda as casas temáticas de cada etnia e produtos panificados para serem apreciados.

Hotel em Gramado

Para curtir todos esses passeios gratuitos, além das muitas outras atrações em Gramado e Canela, nada melhor que repousar num hotel com boas opções de quartos para famílias.

Gramado tem uma boa estrutura em se tratando de rede hoteleira, com estabelecimentos de diversas categorias e localizados em várias regiões da cidade, como centro, Avenida das Hortênsias e os bairros Planalto e Bavária.

O bairro Bavária, por exemplo, é um dos mais charmosos de Gramado com residências marcadas pela arquitetura germânica. Os jardins floridos das casas ficam ainda mais bonitos durante a primavera.

Aqui também fica o Zermatt Hotel, a melhor opção para quem busca hotel com excelentes acomodações para toda a família e diárias que cabem no seu bolso. Além de localização em bairro nobre, esse hotel 3 estrelas fica apenas a 11 minutos do pórtico de entrada.

No Zermatt Hotel existem opções de quartos duplos para acomodar tranquilamente famílias maiores em aconchegantes quartos com lareira ou varanda.

Os 61 quartos do Zermatt são bastante amplos e possuem ventiladores de teto e Wi-Fi gratuito, TVs com tela plana e frigobares. Os quartos de categoria mais alta incluem áreas de estar.

Situado em uma rua arborizada, este hotel em estilo bávaro fica a 15 minutos a pé do Lago Joaquina Rita Bier e a 2,3 km do centro de Gramado, próximo das principais atrações turísticas da cidade.

O buffet de café da manhã é cortesia e servido em mesas individuais na sala de jantar. Há também uma sala de jogos e um lounge com lareira. O estacionamento é gratuito para os hóspedes.

Além da localização, o café da manhã com itens caseiros da Serra Gaúcha e o atendimento são sempre elogiados! O Zematt oferece ainda serviço de informações turísticas, inclusive com venda de ingressos, tudo para deixar a sua estadia ainda mais agradável e satisfatória.

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.