Quando falamos de tradição gaúcha logo vem à mente a bebida típica mais conhecida do Rio Grande do Sul, o chimarrão. Comum em todo o sul do continente sul-americano, a bebida é cotada para tornar-se patrimônio imaterial do Estado, já obtendo esse título em várias cidades gaúchas. Vem ver onde tomar chimarrão em Gramado!

A importância da erva mate, matéria prima do chimarrão, vai além do simples hábito de se tomar a bebida. Conhecida por ser um elo de amizade entre as pessoas, é muito comum presenciarmos as chamadas rodas de chimarrão, onde pessoas se reúnem para tomar a bebida e conversar, tornando a prova do chimarrão um verdadeiro ritual.

Se você ainda não se convenceu em provar o mate, talvez mude de ideia após conhecer os benefícios dessa erva para a saúde. O Ilex paraguariensis, nome científico da erva-mate, possui diversas propriedades benéficas ao corpo humano.

Além de estimulante, auxiliando no desempenho de atividades físicas, o mate possui diversas vitaminas como: A, B1, B2, C e E. Os oxidantes ajudam a combater o envelhecimento precoce e o cálcio auxilia na prevenção da osteoporose.

Esses são alguns dos muitos benefícios medicinais e nutritivos do consumo do chimarrão. Agora precisamos aprender a preparar a bebida da melhor forma, seguindo as regras básicas e utilizando os utensílios tradicionais.

Não é necessário vestir uma bombacha (roupa típica gaúcha), mas é preciso saber como tomar chimarrão. Diferentemente de vários chás, a bebida é servida em recipiente próprio, a cuia, que vem sempre acompanhada da bomba, uma espécie de canudo metálico que possui um filtro na ponta que fica imersa.

Tomar a bebida em um copo ou xícara é muito difícil e praticamente uma ofensa. Perde todo o charme e tradição.

Locais para tomar chimarrão em Gramado

Existem diversos locais para tomar chimarrão em Gramado. O hábito de tomar a bebida pela manhã e no final da tarde é percebido em diversos locais públicos da cidade. Quem visita o Lago Negro, pode aproveitar para apreciar a linda paisagem enquanto prova um bom chimarrão.

No centro da cidade, o turista pode encontrar diversas lojas de produtos típicos. No complexo comercial do Largo da Borges existe, entre outras lojas, locais onde se pode comprar todos os paramentos para um típico chimarrão gaúcho, de cuias a ervas.

Equipado de uma boa bebida quente é possível aproveitar o clima em Gramado como se fosse um típico morador local. Caminhando, o turista pode aproveitar e conhecer a bela Avenida Borges de Medeiros, no centro. As lojinhas, bares, construções ao estilo europeu e a decoração dos canteiros centrais com vasos floridos, fazem da avenida uma das mais bonitas e movimentadas da cidade.

Para quem pretende conhecer ainda mais as tradições gaúchas, de comidas típicas ao vestuário, deve visitar o Parque Gaúcho. O parque oferece passeios a cavalo, espaços temáticos voltados aos antepassados gaúchos, restaurante e lojinhas. O local é adaptado e possui acessibilidade para cadeirantes. Um passeio em Gramado para todos os públicos, especialmente para a terceira idade.

O frio em Gramado, independentemente de neve, que costuma aparecer em alguns invernos, é sempre uma atração à parte. A cidade da Serra Gaúcha é o principal destino de frio do país. Para quem não abre mão da neve, mas ainda assim pretende conhecer Gramado, o Parque Snowland é a solução.

Com diversas atrações, o visitante vai ter contato com neve de verdade, podendo praticar esportes de neve como snowboard e esqui, divertir-se deslizando na montanha de neve ou aproveitar os jogos eletrônicos e o cinema 4D. São muitas atrações para adultos e crianças.

Há muito que se fazer em Gramado, Canela e cidades da Serra Gaúcha. A natureza exuberante da região é um convite a passeios ao ar livre. Localizado em Canela, o Parque do Caracol permite que toda a beleza natural da região seja apreciada.

500 metros a frente dá para conhecer o Parques da Serra – Bondinhos Aéreos, que oferece a vista dos Bondinhos da Cascata do Caracol. É um passeio com acessibilidade total e uma estrutura de primeiro mundo. 3 mirantes e muitos espaços agradáveis para apreciar o mate. Também tem lojas onde é possível comprar a erva e aprender a fazer.

Com trilhas ecológicas e mirantes, será impossível não ficar boquiaberto com os encantos da Cascata do Caracol, uma exuberante cachoeira de 131 metros de altura. Toda essa beleza fica ainda melhor acompanhada de um chimarrão quentinho.

Os pacotes para Gramado estão repletos de passeios turísticos que contemplam as paisagens naturais dignas de cartões postais. Alguns roteiros contemplam passeios a fazendas que produzem erva-mate. Na fazenda da Família Marcon, é possível conhecer a fabricação de erva-mate e sua ervateria, bem como apreciar diversos produtos coloniais de fabricação própria.

 

Hotel em Gramado

Para descansar em Gramado e Canela você precisa de um hotel que ofereça todo o conforto, renovando suas energias para continuar os passeios do próximo dia.

O Hotel Zermatt, por exemplo, é um hotel econômico que dispõe de um café da manhã estilo colonial, sala de jogos, área de lazer, rede Wi-Fi e estacionamento. É sem dúvida uma das melhores opções para quem não sabe onde ficar em Gramado.

Na aconchegante sala do hotel, o hóspede pode relaxar enquanto prova um tradicional chimarrão, preparado com uma autêntica erva-mate rio-grandense. O kit completo com cuia, erva e bomba, pode ser adquirido no hotel e a equipe de funcionários está sempre disposta a ensinar o preparo da maneira correta, seguindo toda a tradição.

Esse hotel familiar na Serra Gaúcha certamente vai encantar você e sua família. O hotel fica no bairro Bavária, um dos mais nobres e arborizados da cidade. Fica perto também do Parque do Lago Negro e muito mais.

Os quartos são amplos, confortáveis e seguros. Possui acomodações no térreo e nos outros três andares. Alguns quartos possuem varandas. O controle de temperatura do ar-condicionado é no quarto, que possui TV de tela plana e minibar. Local calmo e tranquilo, sem muita agitação!

No Hotel Zermatt existem opções de quartos duplos para acomodar tranquilamente famílias maiores em aconchegantes quartos com lareira ou varanda.

O serviço de hotelaria é exemplar, desde a solicitude em chamar um táxi e/ou uber, passando pelo ótimo café da manhã e terminando com o excelente serviço de arrumação diária dos quartos. As diárias incluem café da manhã, acesso ao Wi-Fi e estacionamento grátis.

Os funcionários são educados e simpáticos, com atendimento imediato de quarto. Os hóspedes costumam elogiar bastante o café da manhã que oferece itens caseiros da Serra Gaúcha. O Hotel Zermatt possui ainda sistema de aquecedor central que liga automaticamente aos 13ºC, além de contar com salão de café.

Há também uma sala de jogos e um lounge com lareira. O Zermatt oferece ainda serviço de informações turísticas, inclusive com venda de ingressos para passeios e excursões. Tudo para deixar a sua estadia ainda mais agradável e satisfatória.

Se você planeja vir para Gramado e Canela, não adie seus planos! Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp. Esperamos por você e sua família com toda a infraestrutura e conforto.