Se você tem apenas um fim de semana ou mais tempo para explorar o sul do Brasil, as atividades oferecidas em Gramado no outono são tão diversas quanto a própria região. Nesse artigo você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre os lugares para ir e as coisas a fazer para aproveitar ao máximo o outono em Gramado.

O que mais podemos dizer? As cores do outono em Gramado são simplesmente inacreditáveis.

Com a vegetação exuberante da Serra Gaúcha, Gramado explode em cores assim que as folhas começam a cair. Se você está passeando pelo centro da cidade ou desfrutando de uma caminhada ao ar livre, vários lugares que você olha em Gramado durante os meses de outono estão repletos de folhas vermelhas, laranjas e amarelas.

Somando-se à beleza natural do outono em Gramado, há uma variedade de festivais, eventos e atividades que ajudam a celebrar a temporada. Deliciar-se com um chocolate quente na Rua Coberta, ou ainda com vinhos e fondue em diversos restaurantes ao longo da movimentada Borges de Medeiros, estão entre as muitas coisas para se fazer no destino turístico durante esta época tão especial do ano.

Em Canela, cidade vizinha com paisagens incríveis, também poderá encontrar as delícias do Outono.

 

O outono, que começa no final de março e se estende até o final de junho, traz uma prévia do frio em Gramado, mas ainda sem muito rigor. É aquele frio gostoso, ameno, ideal para fazer caminhadas ao ar livre, visitar os parques e conhecer os principais pontos turísticos da cidade. E à noite tem neblina, dando um charme especial para cidade e suas luzes, assim como um momento confortável no hotel ou para comer muito bem!

Confira a seguir o que fazer em Gramado com a chegada das temperaturas mais amenas:

O que fazer em Gramado

Há muitos passeios em Gramado durante os meses de Outono. Inclusive é uma excelente dica para quem curte descansar no Carnaval – que esse ano caiu em março. Se você prefere um Carnaval sem agito, mas perdeu de visitar Gramado em 2019, fica a dica para o ano que vem!

A Festa da Colônia é outro evento grandioso que acontece em maio e permite ao turista conhecer um pouco mais sobre a cultura dos imigrantes, especialmente os alemães, portugueses e italianos. Uma excelente oportunidade para apreciar a gastronomia e os produtos coloniais, além de apresentações culturais.

O Dia dos Namorados, comemorado em junho, é uma data que ganha um romantismo a mais quando comemorada em Gramado. A cidade tem tudo para agradar os casais, como restaurantes com lareiras e jantar de fondue servido à luz de velas acompanhado de vinho. Isso sem contar os chocolates artesanais que vão adoçar ainda mais a relação dos pombinhos.

Alguns passeios são imperdíveis durante o Outono, como visitar o Lago Negro, principal cartão postal da cidade que nessa época do ano fica ainda mais bonito. Assim como o Lago Joaquina Rita Bier que oferece uma paisagem encantadora para os olhos.

Na Praça das Etnias, o turista vai encontrar a Casa do Colono que oferece produtos coloniais como pães, cucas, queijos, salames, entre outras delícias artesanais. Experimente o pão de linguiça de pernil e a cuca com recheio de doce de leite. É de dar água na boca só de falar! E se a dúvida é o que comer em Gramado, ainda temos várias dicas para esquentar o seu Outono.

Nesse friozinho de Outono, que tal começar pelo fondue, especialidade de Gramado? Por onde você passar, verá restaurantes anunciando fondue. Mas, se a ideia for um jantar romântico a dois, a sugestão é o restaurante suíço Belle Du Valais com o seu tradicional fondue de carne na pedra. Tem ainda o Le Petit Clos que oferece o aconchego de uma casa na montanha.

Outro prato típico de Gramado é o Galeto que pode ser apreciado no Nonno Mio que também serve à la carte. Já o galeto mais sofisticado pode ser encontrado na Casa di Paolo que oferece as massas do rodízio com opção de seis molhos.

Mais uma sugestão? Prepare-se para os cafés coloniais que funcionam como uma verdadeira refeição de tão fartos. Podem ser encontrados em Gramado, como o Bella Vista, ou no final dos tours em fazendas da região.

Se você viajar para Gramado, não deixe de provar ainda os pratos com gelatos. Um deles é o sorvete de forno, servido pela Casa da Velha Bruxa. Com certeza essa novidade vai te surpreender! Mesmo no friozinho, um sorvete artesanal cai muito bem!

Depois de um dia de passeios e delícias gastronômicas, só falta se hospedar num lugar bem aconchegante e acolhedor. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura a seguir:

 

Onde ficar em Gramado

O clima em Gramado durante o Outono é um convite para quem curte temperaturas amenas e paisagem exuberante. Além disso, as hospedagens oferecem pacotes mais econômicos, uma vez que ainda não entramos na temporada de férias escolares.

Mesmo sendo baixa temporada, a sugestão é que você faça sua reserva com antecedência para aproveitar as melhores opções de estadia em Gramado. A cidade oferece diversas opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos!

Para relaxar, que tal se hospedar no Hotel Zermatt? Esse aconchegante hotel de Gramado de estilo bávaro fica a apenas 500 m do parque de miniaturas Mini Mundo. Dá até para ir caminhando até lá. Além disso, fica a 100 m de restaurantes, bares e lojas.

O centro de Gramado está localizado a 800 m da pousada, e atrações famosas, como o Pórtico Via Nova Petrópolis, fica apenas a 300 m da propriedade. Além disso, a Estação Rodoviária de Gramado está situada a 1,5 km do local.

Todos os quartos do Hotel Zermatt são equipados com aquecimento, TV e frigobar, sendo alguns com TV LCD e área de estar. Os quartos são bem iluminados e decorados, e incluem roupas de cama e de banho. Oferece buffet de café da manhã, acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) e serviço de quarto. Além de estacionamento gratuito.

O café da manhã inclusive é um dos itens mais bem avaliados pelos hóspedes, pela variedade e qualidade dos produtos com sabor bem caseiro da Serra Gaúcha. O hotel Zermatt está localizado em um dos bairros nobres de Gramado, cercado de vegetação nativa. Ideal para caminhadas ao ar livre.

Você vai simplesmente adorar se hospedar nesse hotel com melhor custo benefício da cidade. Um lugar confortável e tranquilo para relaxar durante o Outono ou em qualquer época do ano.

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.