Visitar a serra gaúcha é também uma viagem por diversos cenários que a natureza oferece. As belezas naturais nos remetem a passeios pela Europa. O clima temperado da serra favorece a região, criando paisagens que não são vistas em outros lugares do Brasil. Conheça nesse post opções de parques em Gramado e Canela para conhecer.

O difícil é escolher o que visitar na serra gaúcha. Uma dica para quem vai a Gramado e Canela é aproveitar os passeios ao ar livre. Há diversas opções de parques, onde o turista respira o ar puro da montanha ao mesmo tempo em que aprecia as paisagens que parecem saídas de quadros pintados por grandes artistas.

Entre as atrações turísticas em Gramado e Canela, os parques a céu aberto são as melhores escolhas para os turistas apreciadores da natureza. Em muitos deles há passeios orientados por guias, assim, não se corre o risco de se perder ou deixar passar detalhes interessantes, além de obter muito conhecimento histórico.

O Parque do Lago Negro de Gramado é um dos lugares mais conhecidos. Com um lago artificial que dá nome ao parque, o lugar é convidativo para a visita em qualquer horário do dia, seja pela manhã ou no fim da tarde, podendo apreciar o pôr-do-sol enquanto se bebe um típico chimarrão gaúcho.

Passeios de pedalinhos em formato de cisnes gigantes dão um charme todo especial ao lago. Para as famílias, os barquinhos que imitam navios. Ao redor de suas águas árvores trazidas da Alemanha, região da floresta negra, completam a paisagem. Para matar a fome, há diversas opções de comidas típicas nas feirinhas locais. Aos mais românticos, o parque é muito convidativo para se fazer piqueniques.

Entre os pontos turísticos de Gramado para quem deseja unir o mundo da gastronomia e ao mesmo tempo passeios ao ar livre, está o Parque Olivas que oferece um pouco dos dois mundos. As atrações são diversas: trilhas, passeios e uma mini fazenda, tudo acompanhado de guias locais.

As plantações de oliveiras, cerca de 12 mil pés, são as atrações principais do lugar, levando os turistas a conhecer um pouco mais sobre a história da colonização da cidade e da produção de azeites. Ao final do roteiro os visitantes são convidados a realizar uma degustação de azeites acompanhados de uma tábua de queijos, pães e embutidos.

O clima e a paisagem do parque são um convite aos piqueniques, podendo as cestas serem montadas a gosto do visitante. O restaurante local oferece um cardápio colonial típico, mas ainda assim a natureza não fica de fora, pois, do restaurante é possível apreciar a vista espetacular dos cânions.

Quando se fala em parques ao ar livre, as flores não podem ficar de fora. O Le Jardin Parque de Lavandas nasceu do sonho de um casal e fica numa propriedade particular de 3,5 hectares, abrigando várias espécies de plantas, em especial as lavandas.

A beleza das flores está por todos os cantos e o lugar permanece florido o ano todo. Em especial as lavandas, que afloram entre outubro e dezembro. Um charmoso café oferece um strudel feito exclusivamente no local e a perfumada lojinha conta com diversos produtos feitos com a lavanda. Vale a pena conferir esse relaxante passeio.

Não poderíamos falar da Serra Gaúcha sem falar no frio. Mas se engana quem pensa que para apreciar aquele friozinho é necessário visitar Gramado apenas no inverno. Saiba que na cidade neva o ano todo. Para que isso corra é necessário procurar o local certo.

O parque gelado, ou melhor, o parque temático Snowland funciona o ano todo, oferecendo muita neve e diversão gelada. Os visitantes podem esquiar, patinar no gelo, deslizar numa boia gigante ou descer por um túnel de 90 metros. Quem prefere menos emoções pode brincar no simulador de aventuras 3D ou jogos tradicionais como pescaria e tiro ao alvo. O cinema 4D também promete muita emoção aos turistas. Há diversão para todas as idades.

 

Conheça os parques de Canela

 

O Parque Estadual do Caracol, em Canela, é um dos parques da serra gaúcha mais visitados e apreciados. A paisagem é deslumbrante e o local conta com diversas opções de lazer. O turista se sente à vontade, se orientando através das diversas placas e mapas disponíveis. A Cascata na foto que ilustra o post fica nesse local.

É muito comum no parque a presença dos simpáticos quatis que, acostumados com a presença humana, certamente farão parte de muitos álbuns de fotografias dos turistas. Também é possível de deparar com outros animais silvestres como veados e cotias.

Para quem quer ter uma visão mais ampla, há um mirante e um observatório ecológico suspenso, de onde é possível ter uma visão 360 graus de boa parte do parque.

Aos mais animados e praticantes de esporte há também a opção de fazer trilhas para explorar mais de perto da natureza. Quem prefere algo mais tranquilo, existe um passeio de trem muito animado, ou se preferir, pode também optar por ficar em um dos quiosques já preparados com churrasqueira.

Ainda em Canela, o Parque da Ferradura é também uma opção para quem busca contato direto com a natureza. A presença de animais como macacos prego, gralhas azuis e quatis são bons indicativos da preservação natural do local.

As trilhas prometem uma total imersão dos aventureiros na natureza. Muitas delas levam aos diversos mirantes locais, de onde é possível ver belas cascatas de água, riachos e espécies diversas de árvores.

Para aqueles que já conheceram a natureza exuberante de Canela e estão de volta a cidade, vale os passeios por parques temáticos, onde é possível adquirir muito conhecimento enquanto se diverte.

O parque temático Mundo a Vapor, localizado em Canela, é voltado para a história das máquinas a vapor. O visitante vai se deparar com máquinas a vapor em tamanho real e também máquinas em miniatura. É impossível não se encantar com a maquete de linha férrea e replicas de fábricas em miniatura.

Quem visita o Mundo a Vapor vai se divertir e, ao mesmo tempo, absorver muito conhecimento. A passagem pela história das máquinas é contada de forma divertida e descontraída. O passeio é ainda mais imperdível para quem for acompanhado de crianças. Elas certamente sairão de lá repletas de aprendizado e curiosidade.

 

Hotel em Gramado

 Para aproveitar o melhor de Gramado e Canela, nada melhor do que ficar em um bom hotel e que o ofereça todo o conforto, renovando suas energias para os passeios do dia seguinte.

O Hotel Zermatt, por exemplo, é um hotel econômico que dispõe de um café da manhã estilo colonial, sala de jogos, área de lazer, rede Wi-Fi e estacionamento.

Esse hotel familiar na Serra Gaúcha certamente vai encantar você e sua família. O hotel fica no bairro Bavária, um dos mais nobres e arborizados da cidade. Fica perto também do Parque do Lago Negro e muito mais. Para quem gosta de caminhar é uma boa opção.

Os quartos são amplos, confortáveis e seguros. Possui acomodações no térreo e nos outros três andares. Alguns quartos possuem varandas. O controle de temperatura do ar-condicionado é no quarto, que possui TV de tela plana e minibar. Local calmo e tranquilo, sem muita agitação!

No Hotel Zermatt existem opções de quartos duplos para acomodar tranquilamente famílias maiores em aconchegantes quartos com lareira ou varanda.

O serviço de hotelaria é exemplar, desde a solicitude em chamar um táxi e/ou uber, passando pelo ótimo café da manhã e terminando com o excelente serviço de arrumação diária dos quartos. As diárias incluem café da manhã, acesso ao Wi-Fi e estacionamento grátis.

Os funcionários são educados e simpáticos, com atendimento imediato de quarto. Os hóspedes costumam elogiar bastante o café da manhã que oferece itens caseiros da Serra Gaúcha. O Hotel Zermatt possui ainda sistema de aquecedor central que liga automaticamente aos 13ºC, além de contar com salão de café.

Há também uma sala de jogos e um lounge com lareira. O Zermatt oferece ainda serviço de informações turísticas, inclusive com venda de ingressos para passeios e excursões. Tudo para deixar a sua estadia ainda mais agradável e satisfatória.

Se você planeja vir para Gramado e Canela, não adie seus planos! Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp. Esperamos por você e sua família com toda a infraestrutura e conforto.