Gramado, na Serra Gaúcha, tem inúmeras atrações turísticas para aproveitar em qualquer época do ano. Há muitas coisas legais para fazer nesse destino que já é um dos mais procurados pelos turistas, especialmente no Inverno. A cerca de 6 minutos do pórtico de entrada via Nova Petrópolis, você chegará ao centro de Gramado.

Na Avenida Borges de Medeiros e Rua Coberta, você encontrará diversos lugares gastronômicos, como o Hard Rock Café e Caracol Chocolates, inúmeras atrações, como o famoso Palácio dos Festivais, o Largo da Borges e muito mais. Poupe energia para a noite, tanto para jantar, incluindo locais com música ao vivo, quanto para dançar.

Prepare-se para sair e explorar as 7 melhores coisas para fazer perto do centro de Gramado.

O que fazer no Centro de Gramado

  1. Avenida Borges de Medeiros

 

A Avenida Borges de Medeiros é muito bonita e charmosa, ideal para passeios em Gramado a pé. Possui o canteiro central e calçadas frequentemente decorados de acordo com os eventos e festividades da época, como Natal e Páscoa. Rende fotos lindas!

Nela, o turista encontra grande parte das atrações de Gramado, como o Largo da Borges, que é uma galeria de lojas e restaurantes muito interessante.

É nessa Avenida também que estão o Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema, prêmio reconhecido no Brasil e no exterior e a Igreja Matriz São Pedro, construída toda em pedra e decorada com esculturas dos discípulos.

 

  1. Rua Coberta

 

A Rua Coberta liga a Avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi e fica próxima ao Palácio dos Festivais.

 

Possui telhado de vidro para que os turistas possam se abrigar nos dias de chuva. Seus 100 metros de comprimento guardam lojas e comércios variados, bares, cafés e restaurantes.

Nela, também são realizados inúmeros eventos, como shows musicais, apresentações de teatro e dança, desfiles de moda, exposições e muito mais!

Certamente, é um passeio em Gramado imperdível!

 

  1. Palácio dos Festivais

 

O Palácio dos Festivais destaca-se por sediar o Festival de Cinema de Gramado que ocorre anualmente em agosto, recebendo artistas do Brasil e do exterior.

Sua fachada em estilo colonial conta com a estátua do Kikito, prêmio do Festival. É um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

Além do Museu do Festival de Cinema, conta com sala de projeção para exibição de filmes com capacidade para 1.100 lugares. Tem sempre um lançamento a sua espera!

 

  1. Praça Major Nicoletti

 

Essa praça é muito bonita, bem arborizada com jardins bem cuidados, vários bancos para descanso e pergolados que rendem lindas fotos. Fica de frente para a Igreja Matriz, ao lado do Palácio dos Festivais e pertinho da Rua Coberta.

Possui fonte de água rodeada de flores e banheiros públicos. É ideal para descansar depois de uma caminhada. Em seu entorno conta com galerias de lojas, artesanato, roupas e acessórios, além de charmosos cafés.

 

  1. Praça das Etnias

 

A Praça das Etnias é uma justa homenagem aos imigrantes italianos, portugueses e alemães que ajudaram a construir a cidade de Gramado. A praça que fica ao lado da Rodoviária conta com 3 casas, cada uma representando uma dessas etnias.

O ponto alto desse passeio são as fornadas de pães caseiros e cucas que são vendidos aos visitantes ainda quentinhos! São preparados em fogão de barro, assim como se fazia antigamente. Aos sábados, a praça é tomada por uma feirinha de produtos coloniais e orgânicos. Vale a pena passar uma tarde nesse lugar.

 

  1. Melhores restaurantes

 

Como falamos no início desse post, o centro de Gramado reúne diversos cafés, bares e restaurantes, além de lojas de chocolates artesanais famosas, como a Caracol Chocolates, que possui unidades na Avenida Borges de Medeiros e Rua Coberta.

A loja é muito bem decorada e o visitante pode degustar drágeas ou pedaços de barras de chocolate. Vale a pena conferir os bombons de chocolate com café que têm grãos torrados. Entre os destaques dessa marca de chocolate em Gramado, estão as barras rústicas e a chocopizza para as crianças.

Mas Gramado é muito mais que chocolate, tem uma imensa variedade de restaurantes que oferecem pratos típicos da culinária local, como a Costela Gaúcha do Bistrot Pastaciutta, na Rua Coberta, até redes de fast food internacionais como o Hard Rock Café que serve hambúrgueres e outros clássicos americanos no centro de Gramado.

Ainda tem os vários locais que servem cafés coloniais pela Avenida das Hortênsias que oferecem aos turistas uma mesa com grande variedade e fartura de pães e doces coloniais. Vale por uma refeição completa!

 

  1. Atrações noturnas

 

A primeira dica para aproveitar a noite em Gramado é conhecer o Pub Grambier, na Avenida Borges de Medeiros. O local é descolado e comercializa cervejas de fabricação própria. Oferece música ao vivo e lanches elaborados como costela ao molho barbecue e filé mignon com batatas rústicas.

Para quem viaja com crianças e gostaria de fazer algo divertido à noite, a sugestão é agendar um jogo de desafios do Chave-Mestra Escape Game, na Avenida Borges de Medeiros. Funciona assim: os participantes entram numa sala temática e precisam decifrar enigmas antes que o tempo do jogo termine. Aos sábados e alta temporada fica aberto até às 22 horas.

E para quem quer chacoalhar o esqueleto, a dica é aproveitar a Level Up, que abre nos finais de semana e fica na Avenida das Hortênsias.

 

Hotel em Gramado

Agora que você já sabe que o centro de Gramado reserva muitas atrações, que tal aproveitar para ficar em hotel perto do centro de Gramado? O Zermatt Hotel fica pertinho do centro e se você gosta de caminhar, dá para ir até o centro a pé tranquilamente.

O Zermatt Hotel é um hotel 3 estrelas, com ambiente familiar. São 61 quartos aconchegantes, equipados com frigobar, TV, ventiladores de teto e Wi-Fi. Os quartos de categoria mais alta incluem áreas de estar.

O buffet de café da manhã é cortesia e recheado de delícias caseiras de Gramado. Entre as comodidades, o hotel oferece sistema de aquecimento central, lounge com lareira, sala de jogos e estacionamento gratuito. Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.