Se você é daquele tipo de pessoa que gosta de apreciar paisagens e fazer do próprio percurso até o destino um momento de prazer, uma viagem de carro pela Rota Romântica da Serra Gaúcha é o programa perfeito que não pode faltar no seu roteiro de viagem para Gramado!

Inspirada em um belíssimo circuito de mesmo nome existente na Alemanha, a Rota Romântica de Gramado passa por 14 lindas cidades que compartilham de uma paisagem montanhesca cinematográfica, além dos costumes e arquitetura tipicamente bávaros. Cidades famosas como Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Gramado e Canela são algumas das muitas surpresas que este roteiro reserva.


Fonte: Site Oficial Rota Romântica

Os resquícios da colonização alemã na região, desde o século XIX, ainda são muito presentes, e trazem a este pedaço do estado do Rio Grande do Sul particularidades que não se encontra em outras regiões (a exemplo das regiões mais altas, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farropilha etc., que possuem fortes influências da colonização italiana e do agroturismo). Neste post vamos explorar algumas dicas sobre a viagem de carro e também os tesouros que a Rota Romântica nos reserva!

 

Principais informações e sobre o trecho e transfer

Com cerca de 350km deextensão ao todo, possui como trecho mais famoso os 135km que ligam Porto Alegre à Gramado. Para chegar até lá, o meio mais comum é pegar a BR-116 que liga Porto Alegre à Nova Petrópolis, e depois a ERS-235, que conecta Nova Petrópolis à Gramado. O trajeto todo é muito bem sinalizado, então é fácil se achar.

Fonte: Site Oficial Rota Romântica

É importante lembrar a Rota Romântica é muito sinuosa e possui alguns radares ao longo do percurso, portanto é imprescindível dirigir consciente e em um ritmo seguro. Mas a estrada é tão linda que o passeio é  favorecido por uma marcha mais lenta, permitindo captar detalhes da bela vegetação existente entre o Vale dos Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha. Há também um pedágio na entrada da cidade de Gramado, com tarifa de R$7,20, em ambos os sentidos.

Como há várias opções de paradas pelo caminho, a dica é pesquisar mais sobre as cidades da rota e traçar seu percurso preferido. Como muitas pessoas vem de outros Estados à Gramado, recomendamos alugar um carro (confira aqui algumas dicas valiosas sobre transfer e transporte em Gramado e Canela). Isto te possibilitará não apenas curtir uma deliciosa road trip pela Rota Romântica com mais tranquilidade e economia, mas também adquirir mais autonomia e tempo para visitar os diversos pontos turísticos que ficam mais afastados do centro de Gramado.

 

Os tesouros da Rota Romântica

Ao longo da Rota Romântica há diversas cidades com inúmeros atrativos naturais, arquitetônicos, gastronômicos e culturais, que vão desde os mais refinados aos mais tradicionais e familiares. O percurso inicial da estrada BR-116, no trecho entre São Leopoldo e Novo Hamburgo (capital nacional dos calçados), por exemplo, é uma ótima parada para se fazer compras, onde é possível encontrar Outlets com descontos imperdíveis, especialmente para quem adora comprar calçados novos!

Além das compras, oportunidades de comer bem é o que não vão te faltar nesta viagem.  Uma boa dica é a Casa da Vovó, em Dois Irmãos (Km 222 da BR-116), um típico restaurante de comida colonial, perfeito para um farto café da manhã ou almoço.

Fonte: Site Oficial - Casa da Vovó (Café Colonial)

Se estiver passando por estes trechos muito cedo ou não quiser parar já no começo da viagem, a cidade Picada Café também possui deliciosas atrações gastronômicas, como o Restaurante Tenda do Umbu, também especializado na gastronomia típica local, e um ótimo lugar para descansar antes de voltar pra estrada. A cidade é conhecida por ser a cidade dos Lírios e também a sede da Rota Romântica. Vale a pena conferir por lá também o Morro do Vento, um lindo Parque Ecológico (privado) que garante belas paisagens, fotos maravilhosas e a oportunidade de provar ótimas cervejas artesanais.

Reserve um tempo também para conhecer a cidade de Nova Petrópolis, conhecida como o “Jardim da Serra Gaúcha”. Lá você encontrará atrações como a bela Praça das Flores, que fica no centro da cidade, e tirar fotos incríveis no Labirinto Verde, uma obra toda formada de ciprestes. Lá será possível mergulhar mais na história local e visitar o Parque Aldeia do Imigrante, que conta com museus e belíssimas réplicas em enxaimel das tradicionais casas alemãs que compõem a aldeia.

Fonte: Site Oficial Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis - RS (Praça das Flores)

 

Chegando em Gramado: informações importantes e hospedagem

Recomendamos tentar chegar antes das 18h em Gramado, para evitar pegar as curvas da Rota Romântica a noite. Em estações como Outono e Inverno, especialmente, escurece cedo na região (por volta das 17h30). É possível visitar algumas atrações da cidadeno dia de chegada, caso haja pique, ou apreciar uma deliciosa noite no Hotel curtindo um descanso ao lado da lareira para finalizar com chave de ouro o dia de passeios pela Rota Romântica.

O Zermatt Hotel fica pertinho do centro de Gramado e possui acomodações aconchegantes, equipadas com frigobar, TV, ventiladores de teto e Wi-Fi. Os quartos de categoria mais alta incluem áreas de estar.

O buffet de café da manhã é cortesia e recheado de delícias caseiras de Gramado. Entre as comodidades, o hotel oferece sistema de aquecimento central, lounge com lareira, sala de jogos e estacionamento gratuito. É o lugar perfeito para quem quer curtir o clima romântico da região.

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.