Quem visita Gramado – principalmente quem vem de outros estados do País- geralmente chega através da cidade de Porto Alegre e do Aeroporto Salgado Filho. Da capital gaúcha para as cidades da Serra Gaúcha há várias opções de transporte terrestre.

Porto Alegre está apenas a 115 km de Gramado. Canela é vizinha, ficando a 7 km de Gramado. O trajeto indica que o turista tem fácil acesso as duas cidades.

Uma das opções partindo do aeroporto da capital gaúcha é pegar o ônibus executivo da empresa Citral. Os ônibus partem de hora em hora e os bilhetes podem ser comprados com antecedência pelo site da empresa. Os valores são a partir de R$ 56,25. Além dos trajetos regulares entre o aeroporto e Gramado, a empresa também oferece tours pelas cidades da Serra Gaúcha.

Partindo da rodoviária de Porto Alegre também existem opções de ônibus executivos. Mas há quem prefira outra opção de transfer Porto Alegre-Gramado. Nesse caso, várias empresas oferecem vans que levam as pessoas do aeroporto até a porta do hotel e vice-versa.

Nesse caso, é bom contratar uma agência de turismo ou receptivo de Gramado. Há muitas opções e até o hotel de sua reserva pode indicar motoristas e guias de confiança. É possível ir em vans e ônibus ou em transporte privativo, em carros como spins e doblôs. Cada agência trabalha com um horário e preço, por isso faça a cotação para sua época de estadia. De repente a mesma agência que atende passeios na cidade faz esse trajeto e você fica tranquilo reservando tudo em um lugar só.

Para aqueles que podem pagar um pouco mais, existem os tradicionais táxis. Partindo do aeroporto ou da rodoviária, facilmente se encontra um serviço de táxi disponível.

Outra opção são os transportes por aplicativo. O Uber está presente na região metropolitana de Porto Alegre e já chegou também às cidades da Serra Gaúcha. Além do Uber, outras empresas de transporte por aplicativo também entraram no mercado e operam na região, garantindo que haja concorrência e, consequentemente, melhores preços aos turistas.

Se você é uma daquelas pessoas antenadas com as ferramentas tecnológicas e, acima de tudo, não tem pressa, pode optar por pegar carona. Mas calma, não precisa ficar na beira da estrada dando sinal de positivo para os motoristas.

O aplicativo Blablacar é uma ferramenta que busca caronas via celular. Os usuários se cadastram e inserem suas rotas, horários e locais de partida com o objetivo de conseguir outras pessoas com o mesmo destino e assim dividir as despesas, barateando a viagem para ambos.

Alguns turistas preferem mesmo a praticidade de alugar um carro e assim poder chegar até Gramado e Canela, podendo também se deslocar com mais facilidade pela cidade de destino, não dependendo de agências em rotas pré-estabelecidas.

A viagem de carro para quem gosta de dirigir é um prazer: dá para admirar paisagens e vegetação de toda Serra pela Rota Romântica. 

Apesar de ser possível realizar muitos passeios e conhecer o centro de Gramado a pé, alguns pontos turísticos ficam bem afastados do centro e necessitam de outros meios de transporte. Quem alugar um carro poderá dispor dessa facilidade e ganhar tempo para conhecer um grande número de atrações, além é claro, de determinar o próprio percurso.

Existem diversas opções de locadoras de carros, seja partindo da capital ou para quem chegou a Gramado por algum outro meio de transporte. Algumas locadoras permitem que o usuário alugue o veículo na cidade de Gramado e devolva na unidade do aeroporto de Porto Alegre.

Os turistas que não querem ter o trabalho de dirigir e que preferem apenas curtir o passeio, podem optar por pegar um Uber em Gramado. Com o crescimento do aplicativo, facilmente se encontra um motorista próximo e as esperas são cada vez menores. Táxis e agências de turismo também estão disponíveis.

O táxi em Gramado é também opção para quem viaja sem veículo próprio. Esse meio tradicional de transporte proporciona a muitos mais confiança, contando também com a experiência de motoristas que dirigem há muito tempo pelas cidades da Serra Gaúcha, servindo também como verdadeiros guias turísticos.

Viajar pra Gramado e Canela é sinônimo de conhecer maravilhas. Como os dois municípios são limítrofes, é quase que obrigação passar pelas duas cidades. O Bustour é um transporte turístico de Gramado e Canela. O roteiro conta com a passagem por até 35 pontos turísticos entre as duas cidades.

Os usuários do serviço possuem total liberdade para descer apenas nos pontos turístico de interesse, ficando o tempo que quiser, retornando ao ônibus nos horários de paradas. Esse sistema é conhecido como hop-on/hop-off e funciona em várias cidades pelo mundo. Os ônibus possuem teto panorâmico que permite uma maior facilidade para fotografar os pontos turísticos.

Caso você seja daquelas pessoas preocupadas com o meio ambiente e deseja contribuir para que o ar de Gramado fique sempre limpo, e de quebra deseja fazer atividades físicas, certamente você vai gostar da opção de alugar uma bicicleta.

Seja de bicicleta ou de carro, vale lembrar aos turistas que a cidade de Gramado não possui semáforos. Apesar disso o trânsito flui tranquilamente e de forma organizada. Outra dica aos visitantes é a de parar nas faixas de pedestres, pois na cidade a prioridade é do pedestre. Parece óbvio, mas em grande parte do país essa regra de trânsito não é seguida.

Hotel em Gramado

Agora que você já escolheu qual a melhor maneira de se deslocar pela cidade, basta apenas escolher onde ficar em Gramado. O Zermatt Hotel fica pertinho do centro e se você gosta de caminhar, dá para ir até o centro a pé tranquilamente.

O Zermatt Hotel é um hotel com ambiente familiar, com quartos aconchegantes, equipados com frigobar, TV, ventiladores de teto e Wi-Fi. Os quartos de categoria mais alta incluem áreas de estar.

O buffet de café da manhã é cortesia e recheado de delícias caseiras de Gramado. Entre as comodidades, o hotel oferece sistema de aquecimento central, lounge com lareira, sala de jogos e estacionamento gratuito. Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.