Para quem não conhece, Canela é uma linda cidadezinha que compõe a rota de cidades turísticas da Serra Gaúcha. Com cerca de 40 mil habitantes, possui um fluxo intenso de turistas e uma infinidade de pontos turísticos para se visitar.

Os atrativos da cidade vão desde parques, museus, bares, igrejas, praças, dentre outras maravilhosas construções e belezas naturais que agradam a todos os públicos e idades. Não é à toa que Canela se tornou o destino preferido daqueles que buscam se divertir e ter uma inesquecível viagem em família.

Por se tratar de uma cidade pequena e muito próxima a Gramado – as cidades possuem uma distância de 7 km entre si e se interligam através da Av. das Hortênsias –, é possível fazer um delicioso tour de um ou dois dias pela cidade, que é considera uma das mais bonitas do Sul.

Confira agora algumas dicas de pontos turísticos incríveis que te ajudarão a criar um roteiro bem legal de turismo em Canela!

 

Principais pontos turísticos de Canela

 

 Mundo a Vapor

Um lugar muito legal de iniciar seu passeio por Canela é no Mundo a Vapor, uma das primeiras atrações que aparece logo que se entra na cidade. Trata-se de um parque temático onde você encontrará réplicas em miniatura de diversos maquinários movidos a vapor, utilizados na época da Revolução Industrial.

Lá você encontrará diversos estandes com monitores que te explicarão tudo a respeito do funcionamento e fabricação destas máquinas, com réplicas dos mais variados processos de produção como ferraria, fábricas de erva mate, de papel, dentre outras. Outra atração muito legal de lá é um espelho onde o reflexo dá a ilusão de se estar flutuando, que deixa os visitantes doidos pra tirar fotos!

É possível adquirir mais informações e ingressos antecipados através do site do Mundo a Vapor.

 

Catedral de Pedra, na Praça Matriz

Considerada atualmente um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010, pelo portal Terra. Após este grande feito, a catedral ganhou um sistema de iluminação externa que até hoje encanta os turistas à noite com seu belíssimo show de luzes em cores.

Foto: Secretaria de Turismo e Cultura de Canela (site oficial)

Também conhecida como Catedral de Pedra de Canela, possui uma grandiosa construção imponente, com uma torre de 65 metros de altura, em estilo gótico inglês. Com um carrilhão de 12 sinos de bronze legitimamente italianos, pode ser vista e ouvida de diversos pontos da cidade.

Possui em seu interior belos vitrais com imagens de Nossa Senhora, da Via Sacra e uma grandiosa escultura da Santa Ceia que ornamenta sua grande nave, com capacidade de abrigar até 800 pessoas.

Mais informações sobre a Catedral poderão ser obtidas no site da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela.

Ao redor da Catedral, na praça da Matriz, é possível ver a vida canelense agindo intensamente. Há muitas lojas de roupas, artesanatos locais, agências de turismo, restaurantes e lanchonetes onde é possível desfrutar momentos deliciosos e apreciar a atmosfera da cidade.

 

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Localizado fora de Canela, na Estrada da Ferradura, os Bondinhos Aéreos te levarão a dois pontos de observação com lindas vistas da Cascata Caracol.

Foto: Parques da Serra (site oficial)

Na primeira parada, há uma trilha em meio à natureza, onde é possível observar os animais silvestres da região. Ao final desta trilha há algumas réplicas de animais em madeira, onde o visitante poderá interagir e aprender mais sobre os sons e ruídos que cada animal faz. Com acessibilidade total, o parque oferece uma estrutura muito boa para quem viaja em família, com crianças e idosos, além de uma linda vista frontal da Cascata do Caracol e os Bondinhos Aéreos, uma atração à parte.

Mais informações sobre o parque, passeios e compra de ingressos antecipados aqui.

 

Parque do Caracol

Também é possível apreciar a cascata através do Parque do Caracol. O Parque conta com dois mirantes, um observatório, e possui uma área verde de 25 hectares.

Para os amantes da natureza, este com certeza será um dos melhores pontos turísticos de Canela! É possível aproveitar o clima verde com deliciosos piqueniques em família e passeios de trenzinho, especialmente para as crianças. Para os aventureiros, o Parque está repleto de trilhas, quedas d’água e corredeiras para se explorar.

Você encontrará mais informações sobre o Parque Estadual do Caracol em seu site oficial.

 

O que mais podemos ver em Canela

 Aí vão algumas outras opções de atrativos que valem muito a pena conferir em Canela:

Parque da Ferradura: Possui um belo mirante para o Vale da Ferradura e diversas trilhas em meio à natureza.

Parque do Pinheiro Grosso: Com uma linda araucária de 700 anos (a maior e mais antiga do mundo), este parque reserva belas surpresas naturais.

Museu dos Beatles: Um Museu dedicado a esta que foi uma das maiores bandas do mundo. Possui uma exposição dos discos, roupas, vídeos e muitos outros materiais que contam detalhadamente a história dos garotos de Liverpool.

Foto: Parque Temático Florybal (site oficial)

Parque Terra Mágica Florybal: Um parque para ser explorado com os pequenos! Possui trilhas que levam a várias atrações, além de uma deliciosa loja de chocolates e um teatro infantil.

Onde se hospedar

Conforme acabamos de ver, há muito para se descobrir em Canela. Pensando nisso, é fundamental a escolha da hospedagem tenha em vista uma boa localização e muito conforto para que se possa descansar bem entre um passeio e outro. A cidade oferece opções diversas de hospedarias que agradam a todos os gostos e bolsos.

Para curtir todas as belezas da cidade com muito conforto e tranquilidade, que tal se hospedar no Zermatt Hotel, em Gramado? Com uma localização privilegiada, localizado há 800 m do centro da cidade, o hotel Zermatt possui tudo o que você precisa para curtir sua estadia em Gramado e Canela com tranquilidade.

Todos os quartos do Hotel Zermatt são equipados com aquecimento, TV e frigobar, sendo alguns com TV LCD e área de estar. As acomodações possuem ótima iluminação e uma decoração agradável, e incluem roupas de cama e de banho. Também está incluso em sua hospedagem um delicioso buffet de café da manhã, acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) e um atencioso serviço de quarto. Além de estacionamento gratuito.

O café da manhã, aclamado entre os hóspedes, é um dos itens mais bem avaliados por estes, tanto pela variedade quanto qualidade dos produtos artesanais, que levam par a mesa o sabor caseiro da Serra Gaúcha. O hotel Zermatt está localizado em um dos bairros nobres de Gramado, cercado de uma belíssima vegetação nativa. Ideal para caminhadas ao ar livre.

Com o melhor custo benefício da cidade, é com certeza a melhor opção para quem quer passar dias inesquecíveis em Gramado e Canela.

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.