Gramado é um daqueles destinos que todo mundo deveria visitar. A comida é incrível, as pessoas são ultra educadas e tem aquele clima típico da Serra Gaúcha como nenhum outro lugar do planeta. Uma viagem a Gramado é realmente encantadora e a cidade tem muito a oferecer, mas por onde você deveria começar?

Estas são as nossas 10 dicas imperdíveis para os melhores lugares e atrações em Gramado e Canela. São escolhas perfeitas para a sua primeira ou segunda viagem à cidade que é uma mistura de culturas, arquitetura e costumes do Brasil e da Europa.

1) O que levar para Gramado

Gramado é uma cidade pequena, com muitas atrações a céu aberto, como parques. Por isso, o ideal é que você leve roupas e sapatos confortáveis. Depois de um longo dia andando seus pés vão agradecer! Afinal, caminhar é a melhor maneira de explorar a cidade.

Gramado costuma esfriar bastante nos meses de Outono e Inverno, mas mesmo na Primavera e no Verão, vale a pena levar na mala uma blusa de frio, pois à noite as temperaturas costumam cair na Serra Gaúcha.

Inclusive, fizemos um post sobre o que levar para Gramado. Confira mais dicas sobre esse assunto!

2) Como chegar em Gramado

Vindo de localizações mais distantes, o turista acaba optando pelo avião. Gramado não possui aeroporto próprio, mas o visitante chega por meio do Aeroporto de Porto Alegre ou Aeroporto de Caxias do Sul.

Gramado fica a 120 km do Aeroporto de Porto Alegre e a viagem pode ser realizada por carro alugado, van, táxi, transfer com agências de turismo ou ônibus intermunicipal. Se você optar por vir de carro do Aeroporto até Gramado, a sugestão é utilizar a chamada Rota Romântica, que é o trajeto pela BR 116 e a RS 235. É lindo e você já vai se encantando com a paisagem!

3) Como se locomover em Gramado

Para se locomover em Gramado, no Centro, você poderá ir a pé ou pedalando, já que é possível alugar bicicletas nos próprios hotéis e outros pontos da cidade. Se você estiver de carro, vale lembrar que não há semáforos por aqui e o pedestre tem a preferência desde que respeite a faixa.

Para chegar na vizinha Canela, você pode optar pelo carro ou Bustour (veículo semelhante ao ônibus de dois andares de Londres).

Como muitos parques e pontos turísticos acabam sendo distantes entre si, em algum momento considere fazer um city tour, ou alugar carro. Caso não tenha se programado com antecedência, consulte a recepção do hotel.

4) Quando ir a Gramado

 Gramado é uma cidade essencialmente turística, por isso, recebe bem os turistas em qualquer época do ano. Vale lembrar que durante as festas do final de ano a cidade costuma ficar mais agitada por conta do famoso Natal Luz. Durante o Inverno, Gramado também costuma ser bastante procurada pelos turistas.

Se você prefere ficar longe do agito, viajar durante a baixa temporada é a melhor opção. Assim, você economizará tempo e dinheiro em acomodações, passagens aéreas, bilhetes de excursões.

A maioria das principais atrações turísticas está aberta o ano todo, então é possível aproveitar da mesma forma e com precinhos melhores.

 5) Clima em Gramado

 O clima predominante de Gramado é tipicamente de serra, com temperaturas mais amenas mesmo no calor e dias mais frios e chuvosos durante o Inverno. Porém, a dica é checar a previsão do tempo ao menos uma semana antes da sua viagem.

 Falamos mais sobre o clima em Gramado nesse post. Vale a pena conferir as dicas sobre esse tema.

 6) Não deixe de visitar

 Os passeios praticamente obrigatórios em Gramado são uma visita ao Parque do Lago Negro, com direito a andar nos pedalinhos no formato de cisnes ou navio pirata.

Outra dica imperdível é o Snowland, parque de neve indoor que garante diversão o ano todo.

As crianças também vão adorar o Mini Mundo, um parque de réplicas em miniatura de construções famosas no mundo todo.

Mas lembre-se: você pode ver e fazer muito mais em Gramado e Canela. Confira aqui pelo menos 10 motivos para conhecer essas duas cidades vizinhas.

 7) Não deixe de provar

 Parte da diversão ao viajar é também experimentar novos sabores e experimentar coisas novas, não é mesmo?

Gramado é a cidade oficial de fondues e chocolates irresistíveis. Mas não é só isso! É um encontro maravilhoso das cozinhas italiana, portuguesa e alemã.

Aqui tem cantinas incríveis como a Cantina Pastasciutta, a Cantina Di Capo e a Cantina de Vícolos. Lugares perfeitos para quem não resiste a uma bela massa!

Na alta temporada, todos os dias funcionam os fornos na Praça das Etnias com pães caseiros, bem baratos e deliciosos! Na baixa temporada, funcionam aos finais de semana.

Saiba mais dicas sobre o que comer em Gramado nesse post.

8) Passeios rurais

Gramado e Canela possuem grandes linhas rurais com produção artesanal. Essa região rural fica entre a Linha Nova e a Linha Bonita. Para conhecer toda essa região, o turista poderá agendar uma visita e conhecer mais sobre a origem de Gramado de perto.

Visite o site Tour Linha Bella, e agende sua ida ao casarão antigo, moinho e vinícola, além da cantina Linha Bella com música ao vivo.

Os produtos da Linha Nova e da Linha Bonita geralmente estão à venda na praça das etnias. São pães, cucas e outros itens.

9) Reserve com antecedência

Essa é uma verdade universal que vale para qualquer viagem.  Se você reservar primeiro, você terá muito mais vantagens do que se reservar no último minuto. O mesmo se aplica à Gramado.

Portanto, se você fizer sua reserva com antecedência, poderá garantir acomodações e passeios a preços mais baixos, além de economizar nas passagens aéreas.

10 ) Onde ficar em Gramado

Gramado tem uma excelente estrutura hoteleira, com estabelecimentos de diversas categorias.

O Hotel Zermatt, por exemplo, é classificado com 3 estrelas, o melhor custo-benefício para sua viagem a Gramado.  Possui recepção 24 horas, restaurante e fica próximo do Mini Mundo. Fica perto também do pórtico de Gramado, Igreja do Relógio, Parque do Lago Negro e muito mais.

São quartos com arrumação diária e banheiro privativo, distribuídos em estrutura com 4 andares. O controle de temperatura do ar-condicionado é no quarto, que possui TV de tela plana e minibar.

Os produtos de toalete e serviço de Wi-Fi são cortesias e as diárias incluem café da manhã servido em forma de buffet.

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp