Com a chegada do Outono e Inverno, que tal fazer uma viagem de lua de mel ou férias com um “quê” especial? Vinho! Você pode se inspirar como destino de viagem na Serra Gaúcha, um amplo vale cheio de vinhedos, restaurantes e hotéis fantásticos, belas montanhas e paisagens deslumbrantes. Aproveite essa ideia de férias e envolva-se com o enoturismo – ou simplesmente, turismo do vinho. Nesse post, falaremos mais sobre vinícolas da Serra Gaúcha.

Gramado é uma das cidades mais importantes da região e você poderá encontrar aqui os melhores vinhos da serra gaúcha. Não somente em Gramado, mas também nas cidades vizinhas. Bento Gonçalves, por exemplo, fica a 108 km de Gramado e é considerada a capital de vinhos do Brasil. Mas, antes de explorar as cidades nos arredores, vamos descobrir o que fazer em Gramado quando o assunto é vinho!

Em Gramado, uma das vinícolas para se conhecer é a Vinícola Ravanello, que fica próxima de outra atração turística da cidade, o Snowland – parque temático que produz neve de verdade e que já falamos dele no post 10 dicas imperdíveis para sua viagem a Gramado. A vinícola oferece visitas guiadas durante a semana e aos sábados, com direito à degustação de produtos. Há outras vinícolas famosas espalhadas pela Serra Gaúcha.

Outro lugar que oferece um dos melhores vinhos do Rio Grande do Sul é a Jolimont. Essa vitivinícola fica localizada na área rural da cidade vizinha de Canela, próxima do Alpen Park, uma das atrações turísticas da cidade que citamos no post Dicas para curtir Canela. A visitação na Vitivinícola Jolimont acontece todos os dias e o turista poderá levar o seu copo como lembrança dos momentos de degustação.

Ainda em Canela, aproveite para visitar a vinícola familiar Granja da Telha que também fica bem perto do Alpen Park. O visitante não paga entrada, nem a degustação. No local, é possível adquirir os produtos da vinícola, como vinhos, sucos, doces e queijos.

Já Bento Gonçalves, a capital do vinho como dissemos anteriormente, oferece vinhedos para quem busca se aventurar no campo. As melhores vinícolas estão divididas entre várias áreas rurais vizinhas. Hoje, existem cinco rotas imperdíveis, que incluem o Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Cantinas Históricas, Encantos de Eulália e Vale do Rio das Antas. São lugares incríveis, que valem o passeio.

O Vale do Vinhedos, por exemplo, é a região vinícola mais importante do país e também reconhecida por suas colinas, adegas, hotéis e restaurantes. Aqui se encontram as vinícolas do sul mais famosas pela sua qualidade, como as vinícolas Aurora, Casa Valduga, Miolo, Cave de Pedra, Lídio Carraro e Larentis. Uma tarde no Wine Garden na Vinícola Miolo e um piquenique na Larentis Winery devem estar no topo da sua lista.

 

Turistas de todo o país se apaixonam pela região não somente por causa do vinho, mas também pela cultura italiana e germânica, uma vez que a maioria dos moradores dessa região é descendente de italianos e alemães. Considerada a maior produtora de vinhos do Brasil, a Serra Gaúcha tem muitas vinícolas premiadas. Algumas delas estão em Flores da Cunha.  Tem bebidas para todos os gostos: espumantes e frisantes; vinhos tinto, rosé, doce e branco. Acompanhados de um bom queijo ficam ainda mais saborosos! Isso sem contar os sucos integrais de uvas, tão indicados para a nossa saúde e bem-estar.

Em Flores da Cunha não deixe de visitar a Vinícola Luiz Argenta que oferece além da visitação, um espaço charmoso dentro do casarão histórico chamado Clô Wine Bar com vista para os vinhedos. Vale ainda conhecer as vinícolas Viapiana e Salvattore que oferecem visitação e degustação aos turistas. Há muitas outras pequenas vinícolas artesanais que podem presentear o paladar com vinhos incríveis, e espumantes também.

Como você viu, o que não faltam são excelentes opções de vinícolas do Sul do País, lembrando que o vinho produzido na região é de máxima qualidade. Para se ter uma ideia, o vinho branco brasileiro é reconhecido internacionalmente. Não é sem razão que a maioria das vinícolas citadas aqui são premiadas no Brasil e no exterior.

 

Onde ficar

Se a sua estadia for em Gramado, vale a pena começar a planejar a sua viagem com antecedência. Para isso, pesquise os melhores hotéis que se encaixam no seu gosto e bolso também.

Não é difícil achar hotel barato em Gramado. O melhor de ficar em Gramado é que você terá o que fazer em Gramado e Canela, pois as duas cidades são coladinhas uma na outra. E ainda poderá conhecer as cidades de Bento Gonçalves e Flores da Cunha se permanecer por mais dias.

A dica é encontrar um hotel barato, mas que ofereça um serviço de qualidade. Um exemplo disso é o Hotel Zermatt.

Aqui existem opções de quartos duplos para acomodar tranquilamente famílias maiores em aconchegantes quartos com lareira ou varanda. Além disso, o hotel conta com sistema de aquecimento central que aciona automaticamente aos 13 graus.

Os quartos do Zermatt são bastante amplos e possuem ventiladores de teto e Wi-Fi gratuito, TVs com tela plana e frigobares. Os quartos de categoria mais alta incluem áreas de estar e varanda.

Situado em uma rua arborizada, este hotel em estilo bávaro fica a 15 minutos a pé do Lago Joaquina Rita Bier e a 10 minutos a pé do centro de Gramado, próximo das principais atrações turísticas da cidade.

O buffet de café da manhã é cortesia e servido na sala de jantar. Há também uma sala de jogos e um lounge com lareira. O estacionamento é gratuito para os hóspedes.

Além da localização, o café da manhã com itens caseiros da Serra Gaúcha e o atendimento são sempre elogiados! O Zermatt oferece ainda serviço de informações turísticas, inclusive com venda de ingressos, tudo para deixar a sua estadia ainda mais agradável e satisfatória.

Experimente conhecer a cidade caminhando até o centro, visto que leva cerca de 15 minutos a pé. Entre as atrações turísticas mais próximas, estão o Mini Mundo e a Rua Coberta. A dica é ir parando pelo caminho, apreciando as belezas locais.

Para visitar a Cascata do Caracol, em Canela, a distância é de aproximadamente 7,5 km. Vem conhecer Gramado e as cidades da Serra Gaúcha com o Zermatt!

Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.