O Natal Luz de Gramado segue até dia 12 de janeiro, com mais de 400 apresentações de espetáculos pela cidade em 81 dias de programação. É o maior Natal do Brasil e também o mais bonito! São esperadas cerca de 2 milhões de turistas no período.

Cleiton Thiele/NatalLuz
O Palácio dos Festivais, bem no centro da cidade, de frente para a Rua Coberta e na casa do cinema de Gramado é o palco principal dessa festa com o show do Acendimento das Luzes, realizado diariamente. Todos os dias, é nesse espetáculo gratuito que encanta as crianças que as luzes de Natal de toda a cidade são acesas e um pouco da magia do Natal aquece os corações.
O show de acendimento começa com o Papai Noel em sua biblioteca lendo as cartinhas das crianças. Uma delas chama sua atenção. A de uma menina chamada Ana, moradora de Gramado, que pede o mais belo show de acendimento de luzes.
Os guardiões começam então a acender velas, lâmpadas e depois a árvore da cidade com a ajuda do público, até acenderem a cidade por inteiro.
O espetáculo dura cerca de 20 minutos e, ao final, o público é surpreendido com neve artificial.
A decoração está em todas as lojas, e espalhada por praças, jardins e pontos turísticos. Diferente a cada ano que passa, a decoração de Natal de Gramado é um convite a voltar a ser criança.
Há espetáculos pagos e outros gratuitos, como a Parada de Natal, que é um desfile pelas ruais centrais da cidade, com carros alegóricos, dançarinos e até uma mini roda gigante com músicos em seu interior, sempre as sextas, sábados e domingos, às 16h. Uma delícia de conferir!

Divulgação Natal Luz
Veja a sinopse dos Espetáculos pagos:
- A lenda do bosque de Natal (terças e sextas às 21h, no Expogramado): dirigida por Fabrício Ghomes, é uma peça teatral que conta a história de moradores de uma bela vila escondida no bosque de pinheiros de Natal. Eles irão passar por momentos de muita emoção após do suposto sumiço do Papai Noel. O espetáculo conta com 16 atores e 16 bailarinos e convida o público a descobrir como os simpáticos camponeses irão resolver a situação.
- Illumination (quartas e sábados às 21h e em dezembro acontece também às segundas-feiras às 21h, sempre no Lago Joaquina Rita Bier): dirigido por Sérgio Korsakoff, a atração conta com tenores e sopranos e arranjos musicais sob o comando de Walther Neto e dois maestros que irão apresentar grandes clássicos de Natal. No palco, 24 bailarinas e bailarinos, 32 coralistas, 20 percussionistas, violinistas, fogos, águas dançantes, quatro telas de projeção em água com 200 m² cada uma e um novo chafariz. O show do Lago terá uma narrativa introdutória com a voz de Cid Moreira, contando a criação do Mundo, o Nascimento de Jesus, e o verdadeiro sentido do Natal.
- Desfile – A magia do Noel (quintas e domingos às 21h, no Expogramado): apresentação começa com o símbolo maior do Natal, o nascimento do menino Jesus. Unindo tecnologia, música, atuação, som e luz, a avenida do Expogramado se transforma em uma Parada de Natal Circense, com mais de trinta artistas entre músicos, acrobatas, malabaristas e palhaços, que irão levantar o público. O bom velhinho também aparece e interage ao longo de todas as alas do Desfile, devidamente acompanhado de elfos, duendes, fadas, brinquedos, doces, bailarinos, atores, patinadores, artistas circenses, carros elétricos, carros aéreos, projeção mapeada, enfeites de Natal e muita interação com a plateia.
Esse último, o Desfile de Natal, está com nova estrutura. Com mais de 300 artistas, apresenta o nascimento de Jesus, a parada de Natal circense com tecnologia, música, atuação, som e luz, e a parada de Natal com o Papai Noel como atração principal.
Segundo o diretor responsável Davi de Souza, cerca de 30% dos artistas são de outras partes do Brasil e 70% de Gramado. Segundo Davi, a trilha sonora foi composta especialmente para espetáculo, junto com os jogos de luzes, formando um momento único e encantador.
Comentários