Não é novidade para ninguém que Gramado e Canela são referência em hospitalidade, além de serem duas das cidades mais lindas da Serra Gaúcha. Os destinos turísticos mais procurados do Brasil são famosos por serem parte da principal região vinífera do país, por sua gastronomia diferenciada e pela arquitetura inspirada em construções clássicas europeias.
Mas o que muita gente não sabe é que ambos os destinos possuem curiosidades surpreendentes sobre sua história, cultura e pontos turísticos! Neste post vamos revelar alguns fatos interessantes sobre Gramado e Canela que te farão amar ainda mais estas cidades e ficar com ainda mais vontade de conhecê-las!
Algumas curiosidades de Gramado e Canela
-
Origem dos nomes
Rumores dizem que o nome Gramado se deu por conta dos tropeiros da Serra Gaúcha. Ao transportarem os rebanhos de gado de uma região à outra, volta e meia passavam por um imenso gramado, onde hoje é a cidade, e paravam para descansar. A região ganhou o apelido carinhoso de Gramado.
O nome originário da cidade de Canela surgiu por um motivo parecido, também em decorrência dos tropeiros. Na região onde hoje é a Praça João Correia havia uma grande caneleira que servia como ponto de encontro dos tropeiros que passavam pela região. A árvore era comumente chamada por eles de “Canela”.
-
Diferentes colonizadores
A região de Gramado e Canela foi colonizada por três diferentes povos: alemães, portugueses e italianos. Desta mistura resultou-se uma cultura diversificada, com muitas particularidades de costumes e uma deliciosa herança gastronômica. Além disso, Canela em específico também teve influências de colônias sírio-libanesas que se instalaram na região. A riqueza cultural adquirida com esta mistura inusitada de saberes é algo que vale a pena conhecer a fundo passando um tempo maior por lá.
-
Lago Negro
Em 1942 a propriedade da família Bier em Gramado foi acometida por um grande incêndio. Com a ajuda de moradores locais, o terreno onde antes ficava a casa deu lugar ao lago Leopoldo Rosenfeldt, conhecido hoje como Lago Negro. Este nome faz referência à flora em volta do lago, composta por árvores importadas diretamente da Floresta Negra alemã. A intenção era dar ao lugar um aspecto bucólico tipicamente europeu.
-
Conduta no trânsito urbano
Mesmo com a ausência de semáforos, o trânsito urbano em Gramado e Canela funciona perfeitamente, e é costume dos motoristas parar na faixa de pedestre. Esta conduta amplamente adotada pela população e visitantes concede uma boa fama às duas cidades pela segurança e respeito ao pedestre.
-
Casamentos em Gramado
Não é nenhuma novidade que Gramado e Canela são destinos cinematográficos e, portanto, os queridinhos entre os casais que querem subir ao altar. Se você é um deles, sabe do que estamos falando. Mas é possível que você não saiba que agora é possível casar no melhor estilo Las Vegas em Gramado!
Fonte: Facebook Casamento dos Sonhos
O famoso “casamento-relâmpago” dos filmes ganha novos ares em Gramado, com direito à capela branca, igualzinha à de Elvis Presley em Las Vegas, e tudo! É uma experiência imperdível para quem sonha em se casar de uma maneira inusitada, ou até mesmo renovar seus votos.
-
Cascata do Caracol
A Cascata do Caracol é um dos pontos turísticos mais visitados de Canela. Já comentamos sobre ela aqui no blog. A queda d’água de 131m ganhou esse nome por conta do rio que, visto de cima, revela um formato que lembra um caracol. Muitas pessoas fazem a visitação à cascata através dos Bondinhos Aéreos, que possuem uma ótima estrutura, segurança e 100% de acessibilidade, mas o que muitos turistas desconhecem é que existe uma outra entrada de acesso através do Parque Estadual, o qual dispõe de trilhas que levam até o começo da cascata, onde a água dá início à queda. Aconselhamos para quem quiser se aventurar por esta entrada alternativa se informar antes sobre os horários de abertura e verificar as condições de manutenção das trilhas.
-
Trem em Gramado?
A maioria dos turistas de primeira viagem à Gramado ou Canela acredita que o famoso passeio de Maria Fumaça sai de Gramado. Na verdade, a estação de trem fica em Bento Gonçalves. O trecho, de 23km de extensão, liga as cidades de Bento Gonçalves à Carlos Barbosa, roteiro famoso pelas vinícolas e produções locais de queijos e doces. Dentro das estações por onde a Maria Fumaça faz paradas é possível degustar vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos regionalmente. Já dentro dos vagões, a atração fica por conta das apresentações artísticas de teatro, música e dança que acontecem durante o passeio.
Que tal descobrir mais sobre algumas curiosidades de Gramado e Canela? Já deu pra sentir aquela vontade boa de ir viajar? Que tal preparar as malas e já agendar a sua reserva no Zermatt Hotel?
Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp.
Comentários