Viajar para Gramado é sinônimo de muita diversão, passeios inesquecíveis e atrações que agradam a todos os públicos. Os lugares costumam receber maiores públicos durante os finais de semana, podendo ocorrer filas ou demoras no acesso aos programas. Nada exagerado ou que estrague a diversão.
Para curtir as cidades da Serra Gaúcha com mais tranquilidade, o ideal é traçar um roteiro para Gramado durante a semana. Como os parques e atividades também funcionam de segunda a sexta, é possível curtir sem trânsito e com os locais menos cheios.
Primeiro dia – Centro de Gramado
No primeiro dia, o turista pode aproveitar para conhecer o centro da cidade. O cansaço da viagem para quem acabou de chegar pede passeios próximos e de fácil acesso.
As charmosas lojinhas e a arquitetura europeia dos imóveis são cenários da Avenida Borges de Medeiros. A rua parece um shopping a céu aberto, devido sua diversidade de lojas, cafés, restaurantes e bares. Seguindo pelo logradouro, o visitante vai encontrar muitos dos principais pontos turísticos da cidade.
Nessa famosa avenida é possível provar muito da culinária gaúcha e guloseimas locais. Nas lojinhas, você encontra um souvenir e não corre o risco de voltar para casa sem uma lembrancinha da viagem. É unir o útil ao agradável.
Na Rua Coberta, feita com telhado de vidro, o turista vai encontrar diversidade de comércios, onde acontecem muitas atividades e apresentações culturais. Tudo isso sem se preocupar com o tempo, se vai chover ou se o frio está muito intenso.
Com uma torre de 46 metros de altura, a Igreja São Pedro é uma das mais conhecidas atrações turísticas de Gramado. A construção é simples, porém, sua arquitetura é linda e imponente. Na praça em frente, há estátuas que representam os apóstolos. Durante a noite, a iluminação costuma ser especial, principalmente durante o Natal e datas especiais.
O Palácio dos Festivais, local que recebe o famoso Festival de Cinema de Gramado, fica em frente a Rua Coberta e costuma receber muitos turistas em sua calçada da fama, onde estão gravados as marcas e assinaturas de artistas famosos do nosso cinema.
Com muitas iguarias da culinária local, a Casa do Colono é parada obrigatória para a maioria dos visitantes. Os produtores oferecem uma infinidade de produtos artesanais como queijos, salames, tortas, bolos, cucas, frutas desidratadas, pães, entre outras guloseimas.
Segundo dia- Parques Temáticos
No segundo dia de visita ainda há muito o que fazer em Gramado. Agora que você já conhece o centro, pode partir para conhecer um ou mais dos vários parques temáticos da cidade.
Para ampliar as possibilidades de passeios a parques, o turista certamente pode dar uma esticadinha, conhecendo parques em Gramado e Canela. A cidade vizinha é facilmente visitada por quem vai a Gramado, tornando-se quase uma extensão dos roteiros pela região.
Considerado um dos maiores parques temáticos do país, o Terra Mágica Florybal, em Canela, é um parque para todos os públicos. As atrações são diversificadas e conta com brinquedos, restaurantes, cinema 7D, tirolesa e muito mais.
Os mais jovens e amantes de diversão irão gostar de conhecer o Alpen Park e sua atrações como montanha russa, jogos interativos, cinema 4D e outras atrações.
Para quem prefere passeios mais tranquilos, porém, muito divertidos e enriquecedores culturalmente, o Mundo a Vapor é uma bela opção de passeio em família. Nela o visitante encontra réplicas de máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura.
O parque temático Mundo de Chocolate, em Gramado, promove um passeio recheado de sabor. Com esculturas dos pontos turísticos do mundo, animais e diversas peças de chocolate, o passeio ao parque finaliza com uma visita a mini fábrica de chocolate e uma deliciosa degustação.
A Aldeia do Papai Noel é o único parque natalino do Brasil. O turista de Gramado pode conhecer o parque em qualquer época. Por lá o Bom Velhinho aparece o ano todo. Muitas atrações e brinquedos completam as opões de diversão pelo parque temático.
Ainda entre os parques para quem viaja com crianças, o Parque Mini Mundo é um dos mais procurados pelos turistas. As miniaturas de cidades e construções promovem um agradável passeio e prometem muitas fotos.
Terceiro dia – Conhecendo a natureza
A natureza e as paisagens da Serra Gaúcha estão entre as mais belas do Brasil. O clima temperado é responsável por revelar cenários não encontrados em outras regiões do Brasil.
O Parque do Lago Negro fica bem próximo ao centro de Gramado. Uma floresta de árvores e pinheiros trazidos da região da floresta negra na Alemanha e as belas hortênsias são os cenários de fundo do lago. Um lugar convidativo para descansar e tomar um belo chimarrão enquanto se aprecia a natureza.
Em Canela, o Parque Estadual do Caracol oferece passeios em trilhas ecológicas e presenteia seus visitantes com a paisagem espetacular da reserva ecológica. Entre as principais vistas está a cascata do Caracol, uma cachoeira com queda d’água de 131 metros de altura.
Para apreciar a cascata e toda a paisagem da região o turista pode também optar por visitar o Bondinhos Aéreos Parques da Serra e vislumbrar a paisagem a bordo de confortáveis bondinhos.
Quarto dia- Turismo Rural
No quarto dia de passeio, o turista pode aproveitar para se deslocar por outras cidades da Serra Gaúcha, fazendo passeios turísticos e conhecendo um pouco mais da cultura gaúcha.
Muitas companhias e agências turísticas oferecem roteiros a Gramado, Canela e alguns chegando até a cidade de Bento Gonçalves. As visitas a produtores de vinhos, plantações da erva mate e plantações de uvas são descritas por muitos como se fosse um tour pela Itália.
O Trem do Vinho é um passeio de Maria Fumaça que parte de Gramado, contando com roteiros pelas cidades de Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Os passeios pelas plantações de uva fazem paradas em cantinas e produtores de vinho, onde é possível degustar variedades da bebida e muitos produtos artesanais.
Vale uma consulta a agências da região para conhecer as opções de rotas. A hospitalidade dos produtores de bebidas e alimentos da Serra Gaúcha faz com que os turistas se sintam bem acolhidos, inserindo a todos na cultura local.
Quinto dia- Conhecendo a Neve
Gramado é sem dúvidas o maior destino de frio do Brasil. Quando se fala em curtir o inverno, certamente a cidade está entre as dicas de viagem mais citadas. Deixamos como quinta dica de passeio a possibilidade de conhecer a neve.
Quem vai a Gramado, independentemente da época do ano, inclusive no verão, pode conhecer a neve. Mas como, se até no inverno não é certeza que vá nevar na cidade? Isso só é possível através da visita ao parque Snowland.
O parque temático possui neve de verdade e conta com diversas atrações. O clima ambiente está sempre abaixo de zero e a sensação é de estar realmente numa montanha gelada.
Entre as atrações estão as práticas de esportes de inverno como snowboard e esqui. Os não adeptos de esportes podem se divertir descendo as montanhas de neve a bordo de boias gigantes. É certeza de muita diversão!
No parque acontecem atrações artísticas e apresentações de patinação no gelo. O turista pode até encontrar o Yéti, o abominável homem das neves e muitas outras atrações que agradam ao público infantil.
Os jogos eletrônicos, simuladores 3D, cinema 4D e diferentes brinquedos garantem que a diversão seja completa e agrade aos públicos de todas as idades.
Hotel em Gramado
O Hotel Zermatt é um hotel econômico que dispõe de um café da manhã estilo colonial, sala de jogos, área de lazer, rede Wi-Fi e estacionamento.
Esse hotel familiar na Serra Gaúcha é um dos melhores para quem procura onde ficar em Gramado. Isso se deve a sua localização. Entre as atrações turísticas mais próximas, estão o Mini Mundo e Lago Negro. A dica é ir parando pelo caminho, apreciando as belezas locais.
Os quartos são amplos, confortáveis e seguros, principalmente para quem viaja com crianças. Possui acomodações no térreo e nos outros três andares. Alguns quartos possuem varandas. O controle de temperatura do ar-condicionado é no quarto, que possui TV de tela plana e minibar. Local calmo e tranquilo, sem agitação!
Os funcionários são educados e simpáticos, com atendimento imediato de quarto. Os hóspedes costumam elogiar bastante o café da manhã que oferece itens caseiros da Serra Gaúcha. O Hotel Zermatt possui ainda sistema de aquecedor central que liga automaticamente aos 13ºC, além de contar com salão de café.
Há também uma sala de jogos e um lounge com lareira. O Zermatt oferece ainda serviço de informações turísticas, inclusive com venda de ingressos para passeios e excursões. Tudo para deixar a sua estadia ainda mais agradável e satisfatória.
Se você planeja vir para Gramado, não adie seus planos! Faça uma simulação da sua reserva ou escreva para nós no WhatsApp. Esperamos por você e sua família com toda a infraestrutura e conforto.
Comentários